Seminário Tecnológico da URI chama atenção para as normas de desempenho de edificações

        Esta foi a temática levantada na abertura do II Seminário Tecnológico de Engenharia Civil do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira, 12, no Auditório do Câmpus 2 da URI. O evento é uma iniciativa do Curso de Engenharia Civil da Universidade em parceria com a empresa Qualify.

        O primeiro convidado do evento foi o engenheiro Alexandre Britez, que falou sobre os aspectos relacionados a aplicações práticas da Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15575/2013). Para o engenheiro, que é sócio do Grupo de Pesquisa, Desenvolvimento, Consultoria e Projetos, a NBR é uma norma que trata do desempenho de edificações indispensáveis de uma obra para o consumidor. O objetivo é priorizar o conforto, acessibilidade, higiene, estabilidade, vida útil da construção, segurança estrutural e também contra incêndios.

        A Norma empenha-se, ainda, segundo o palestrante, em atender as exigências dos usuários ao longo dos anos, dando uma grande importância à habitabilidade e à duração da qualidade da edificação, não considerando, apenas, a fase construtiva, mas também todo seu uso. “Nesse sentido, todos os envolvidos no processo de construção estão inseridos e têm suas responsabilidades evidenciadas, ou seja, projetistas, fornecedores de materiais, construtores, incorporadores e clientes”, ressaltou Alexandre.       

        O II Seminário Tecnológico de Engenharia Civil tem sequência na noite desta quinta-feira, 13, com as conferências do professor Kirke Andrew Wrubel Moreira, Diretor Técnico da Bruke do Brasil, que vai falar sobre a investigação de estruturas em concreto através de ensaios não destrutivos, e do professor Douglas Couto, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, que irá falar sobre as boas práticas e profilaxia no projeto de estruturas de concreto.

        O Seminário tem o patrocínio da Traçado com apoio do IBRACON (Instituto Brasileiro de Concreto) e Associação Brasileira de Patologia das Construções (ALCONPAT).

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais