Ciências Biológicas e Mestrado em Ecologia da URI discutem a ciência realizada no Brasil

O Mestrado em Ecologia e os Cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) da URI Erechim, realizaram na segunda-feira, 11, a Aula Inaugural. A atividade conjunta busca integrar graduação e pós-graduação, proporcionando discussões sobre assuntos de interesse em comum, como biologia geral, ecologia, pesquisa científica e vida acadêmica.

O palestrante foi o professor Ivan Penteado Dourado, da Universidade de Passo Fundo. Graduado em Sociologia e com doutorado em Educação, Ivan fez uma profunda reflexão sobre o tipo de ciência que fazemos no Brasil, sobretudo em um contexto com profundas desigualdades sociais e tremendas discrepâncias entre sociedade, educação e pesquisa científica. À luz de três pensadores (Thomas Hobbes, Richard Dawkins e Hannah Arendt) instigou docentes e discentes a pensarem no atual sistema de produção científica: “Fazemos ciência pra quem?”, provocou.

De acordo com o Coordenador do Mestrado em Ecologia, professor Rodrigo Fornel, “esse tipo de atividade, além da integração proporcionada, é extremamente gratificante para discutir ciência desde a graduação, passando pela pós-graduação e, sobretudo, entre pesquisadores consolidados”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais