Sessão desta quinta-feira (15) apresenta filme Olhar de Nise

A partir deste mês de março, as sessões do projeto No cinema e na vida acontecerão nas quintas-feiras, com horário mantido para as 19 horas. Nesta semana, a obra brasileira, Olhar de Nise, será apresentado neste dia 15, na sala anexa à Biblioteca Municipal Gladstone Osório Mársico.

A sessão que contará a história de uma das primeiras mulheres brasileiras a se formar em medicina e que revolucionou a psiquiatria brasileira, usando tratamentos humanos para doenças mentais, ao invés dos procedimentos violentos que eram o padrão para a época, terá como debatedor o psiquiatra Geanpaolo Aver. De acordo com o site Adoro Cinema, “sua história inclui uma acusação de comunismo no governo Vargas que a levou à prisão, uma agitação nos meios culturais cariocas ao criar ateliês artísticos em um hospital psiquiátrico, dentre outros feitos marcantes. Para pontuar o retrato dessa história, o filme mostra a última entrevista da psiquiatra alagoana. ”

A ação é desenvolvida pelo Departamento de Cultura, Esporte e Turismo em parceria com a coordenadora do projeto, a psicóloga e doutora em educação Maria Emília Bottini.

O evento é realizado quinzenalmente, com entrada gratuita e tem como público-alvo a comunidade em geral, professores, estudantes, frequentadores da biblioteca e pessoas que gostam de cinema.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais