Calouros das Engenharias da URI são recepcionados pela Coordenação de Área

Na última quarta-feira, 07, o Coordenador de Área de Conhecimento de Engenharias e Ciência da Computação da URI Erechim, professor Cristiano Vitorino da Silva, recebeu os calouros de Engenharias Mecânica, Elétrica, Civil e de Produção no Auditório do câmpus II.

Por meio de uma conversa descontraída, ele apresentou aos novos acadêmicos suas experiências pessoais e trajetórias acadêmica e profissional, enaltecendo alguns dos principais desafios a serem enfrentados na vida universitária de um estudante de Engenharia. Através de uma correlação entre as vivências de um estudante na década de 90, cenário atual e futuro para a profissão, e um estudante de engenharia nos dias atuais, o professor mostrou a importância de se ter foco e objetivos na vida para alcançar os resultados esperados.

Segundo Cristiano, muitos alunos de Engenharia chegam a Universidade e escolhem um curso superior sem a devida fundamentação para tal escolha, e acabam desistindo de forma prematura nos primeiros obstáculos. Desta forma, criar ferramentas que venham a dar suporte a estes alunos, sejam elas tradicionais ou não, só vem a somar na busca pela minimização da evasão.  “Da mesma forma que me espelhei em toda a minha trajetória acadêmica nas boas referências, os novos alunos também chegam com esta expectativa e, certamente, além da parte técnica, buscam estas mesmas referências nos professores que conhecem ao longo do curso. Nós na URI temos esta característica de maior proximidade com nossos acadêmicos e isto cria um ambiente muito mais atrativo para os estudantes, fato que a evasão nas Engenharias da URI é menor do que a média nacional”, afirma.

 

Comentários estão fechados.