Agronomia da URI conhece tecnologia empregada na produção de sementes

        Alunos do Curso de Agronomia da URI (turma 2016), realizaram uma viagem de estudos ao município de Estrela Velha, na região de Santa Cruz do Sul, onde conheceram a empresa Paiol Sementes. A viagem foi acompanhada pelos professores Nilson Bagatini (Culturas Agrícolas II) Antonio Sergio do Amaral (Solos Agrícolas) e Amito José Teixeira (Administração e Planejamento Rural).

        O grupo foi recepcionado em uma das fazendas pelo Engenheiro Agrônomo Daniel Saggin Debortolli e na Unidade de Beneficiamento de Sementes pelo proprietário Jaime Ceolin e o Gerente Geral, Jakson Fabrício Timm.

        Durante a visita foi possível conhecer as áreas de produção, onde foram abordados como é realizado o manejo desde a semeadura até a colheita, incluindo o manejo de cobertura do solo, dessecação, adubação, semeadura, controle de pragas e doenças e todos os cuidados realizados para minimizar os efeitos negativos na produtividade.

        Os alunos e professores também acompanharam as áreas com implantação de soja em fase inicial, onde foi possível avaliar vários itens determinantes de suma importância, desde a plantabilidade, forma de semeadura, equipamentos utilizados para a semeadura e qualidade da semente utilizada.

        Alguns assuntos chamaram a atenção dos alunos, desde o espaçamento entre as variedades, um pivô central de irrigação em operação para uma área de soja em fase inicial e as estações climatológicas que trazem informações de extrema importância que determinam o melhor momento para irrigação, semeadura e aplicação de defensivos agrícolas. O grupo acompanhou igualmente uma aplicação de fungicida com avião em uma área de milho em estágio reprodutivo.

        Após a visita na fazenda o grupo de alunos foi conhecer a Unidade de Beneficiamento de Sementes, onde o proprietário Jaime Ceolin contou a sua história e também o legado ao qual se dedica em produzir sementes com uma grande infraestrutura e tecnologia. A empresa, que multiplica materiais da marca Nidera Sementes, está completando quatro anos de comercialização de sementes de soja e trigo e conta com 2.100 hectares de campos próprios de produção sendo que grande parte desta área é irrigada.

        Para os professores que acompanharam a turma, a aula prática foi de grande importância para o futuro  profissional dos alunos pois vivenciaram o que recebem em sala de aula aumentando ainda mais o conhecimento técnico e a preparação para atuarem profissionalmente.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais