Acadêmicos e docentes de Enfermagem desenvolvem Projeto na UBS Presidente Vargas

       Os acadêmicos do décimo semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da URI Erechim, puseram em prática o projeto de extensão “Cuidado à família no processo de morrer, morte e luto”, que teve lugar na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Presidente Vargas.

        A iniciativa teve como meta fazer com que os acadêmicos tivessem um olhar direcionado aos cuidados paliativos prestados na UBS, em especial à família que vivencia este momento. Assim, a proposta foi realizar uma conversa com agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos que atuam neste ambiente.

        A ação contou com a participação das professoras e enfermeiras Luana Ferrão e Neiva de Oliveira Prestes, que abordaram conceitos de luto, modos de diálogos com a família, troca de experiências e atividade lúdica que buscaram ressaltar a importância do trabalho em equipe, já que a temática ainda traz muito preconceito e medo entre os profissionais.

     Conforme a equipe que atuou no projeto, o conhecimento coletivo acerca das possíveis manifestações é de grande importância para o melhor atendimento ao paciente e à família, já que ela poderá, muitas vezes, compreender as reações apresentadas e intervir de acordo com as necessidades e demandas do indivíduo em cada etapa. A equipe de saúde deve estar capacitada para envolvê-los no cuidado, facilitando o enfrentamento da situação e prevenindo complicações do luto.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais