Brigada Militar visita o Arquivo Histórico Municipal e a Biblioteca Municipal

A Brigada Militar, através do 13º Batalhão de Polícia Militar, que possui sua sede em Erechim e atua em 37 municípios, está realizando em suas instalações, o Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM), iniciado no dia 03, com previsão de sua conclusão no mês de junho de 2019.

Desta forma, no intuito de otimizar a preparação dos futuros soldados, que atuarão no nosso Órgão Policial Militar (OPM), surgiu a iniciativa de propiciar aos alunos do curso uma visita e ao Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font e a Biblioteca Pública Municipal Dr. Gladstone Osório Mársico, no dia 06.

Na Biblioteca Municipal foram recebidos pela Coordenadora Ana Maria Mikulski e sua equipe Neiva Czapla, Tiago Biolo e Thiago Cairo. Na oportunidade tiveram acesso aos livros para agregar em suas pesquisas. Já no Arquivo Histórico Municipal, a equipe de Maria Carmencita Fernandes e os estagiários e graduandos de Licenciatura em História da Universidade Federal da Fronteira Sul, Bruna Turski, Lucas Florianovitch e Suzan Baldisseira, receberam, auxiliaram e conversaram sobre variados temas.

Os alunos tiveram acesso aos documentos arquivados, obras literárias de toda ordem e, principalmente, aquelas relacionadas a história do Município de Erechim, com ênfase na história da Brigada Militar. A visita correspondeu a uma aula prática da Disciplina de História da Brigada Militar, ministrada pelo Major Uilson Leri Cecconello, sub-comandante do 13º BPM.

Vale ressaltar a importância da troca de conhecimentos e informações entre os integrantes da Brigada Militar e a comunidade, mediante ações focadas na educação e cultura, conjugadas com esforços como a Polícia Comunitária, aproximando os novos policiais militares na sociedade, visto que no momento estão inseridos como alunos mas, posteriormente, atuarão na condição de profissionais de segurança pública.

Comentários estão fechados.