Brigada Militar visita o Arquivo Histórico Municipal e a Biblioteca Municipal

A Brigada Militar, através do 13º Batalhão de Polícia Militar, que possui sua sede em Erechim e atua em 37 municípios, está realizando em suas instalações, o Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM), iniciado no dia 03, com previsão de sua conclusão no mês de junho de 2019.

Desta forma, no intuito de otimizar a preparação dos futuros soldados, que atuarão no nosso Órgão Policial Militar (OPM), surgiu a iniciativa de propiciar aos alunos do curso uma visita e ao Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font e a Biblioteca Pública Municipal Dr. Gladstone Osório Mársico, no dia 06.

Na Biblioteca Municipal foram recebidos pela Coordenadora Ana Maria Mikulski e sua equipe Neiva Czapla, Tiago Biolo e Thiago Cairo. Na oportunidade tiveram acesso aos livros para agregar em suas pesquisas. Já no Arquivo Histórico Municipal, a equipe de Maria Carmencita Fernandes e os estagiários e graduandos de Licenciatura em História da Universidade Federal da Fronteira Sul, Bruna Turski, Lucas Florianovitch e Suzan Baldisseira, receberam, auxiliaram e conversaram sobre variados temas.

Os alunos tiveram acesso aos documentos arquivados, obras literárias de toda ordem e, principalmente, aquelas relacionadas a história do Município de Erechim, com ênfase na história da Brigada Militar. A visita correspondeu a uma aula prática da Disciplina de História da Brigada Militar, ministrada pelo Major Uilson Leri Cecconello, sub-comandante do 13º BPM.

Vale ressaltar a importância da troca de conhecimentos e informações entre os integrantes da Brigada Militar e a comunidade, mediante ações focadas na educação e cultura, conjugadas com esforços como a Polícia Comunitária, aproximando os novos policiais militares na sociedade, visto que no momento estão inseridos como alunos mas, posteriormente, atuarão na condição de profissionais de segurança pública.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais