Prevenção ao câncer de próstata é prioridade em Aratiba

Além do atendimento básico, os moradores de Aratiba tem acesso a consultas especializadas. São mais de 300 consultas por mês nas mais diversas especialidades, por meio de convênio com clínicas e profissionais da região. Depois de passar pelos clínicos gerais do município, havendo necessidade, os moradores são encaminhados para os especialistas em outros municípios. O atendimento é gratuito.

No caso da saúde do homem, a Secretaria da Saúde oferece o diferencial do atendimento especializado no próprio município. Um convênio com o urologista Eduardo Cachoeira assegura o acesso de todos os homens ao diagnóstico e acompanhamento. “O câncer de próstata é o segundo de maior incidência entre os homens e, devido ao tabu que ainda cerca a doença, o atendimento é feito no próprio município”, explica a secretária da saúde, Débora Cenci.

Além do atendimento que já é prestado regularmente, durante o mês de novembro a Secretaria da Saúde vai realizar o exame do PSA gratuitamente para todos os homens. Nos dias 21 e 28 deste mês o atendimento na Unidade Básica de Saúde vai ser preferencial para os homens.

“Prevenção e diagnóstico precoce: esta é a dupla que pode ajudar a vencer o câncer. As estatísticas mostram que nove entre dez casos de câncer de próstata são curados, quando diagnosticados no início da doença”, informa Débora.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais