Frinape 2018: veja como serão as atividades nesta terça-feira

         A Frinape 2018 segue nesta terça-feira, 13, com muitas atividades. Ainda pela manhã, inicia a 2ª Feira da Agrobiodiversidasde e o 6º Simpósio de Cooperativismo, que devem reunir mais de 800 pessoas. Às 14h, haverá Encontro Turismo e Cultura no Século XXI, na Casa Italiana Oficinas Culturais – Estação Paiol Grande; e na Fenagro acontece a Oficina: “Da Tosquia ao Produto Pronto” para escolas, também às 14. Na Cidade da Cultura tem Roda de Conversas Caminhos de Erechim: Praças, Parque Longines Molinowski e Rios, na Casa Israelita Vila Literária – Estação José Bonifácio, às 14h.

Na Cidade da Cultura, uma das principais atrações é a peça teatral “Um lugar de Fantasia”, com apresentações às 14h e 15h. Às 17h30min tem atividade com os Grazziotineiros abordando o tema Comércio e Indústria, na Casa Polonesa Mini Auditório – Estação Bota Amarela. Ainda haverá debate sobre o Castelinho, na Casa Polonesa Mini Auditório – Estação Bota Amarela; e Oficina Contação Ilustrada, na Casa Israelita Vila Literária – Estação José Bonifácio.

A partir das 19h30min, haverá o Encontro das Escolas de Dança, no Palco 1° andar – Palco Castelinho e um debate importante no Salão da Inovação, dentro do Trilhas das Inovação, com o tema Empreendedorismo no Esporte, no Palco central, com a participação de Rodrigo Caetano (Sport Club Internacional), Cladir Dariva (Clube Atlântico), Adilson Stankiewicz (Ypiranga Futebol Clube).

Nesta terça-feira, continua o Erechim Moda Show e o Festival Bota Amarela com Chiquito & Bordoneio e Banda Passarela no Palco Grandes Shows.

 

Um lugar de Fantasia

Nos dias atuais, onde as relações pessoais vão perdendo espaço para a tecnologia e redes sociais, as crianças Betinho, Aninha, Malu, Barto e Joca convidam o público para viver uma aventura, em um lugar onde ainda há esperança de que as verdadeiras relações se deem com a convivência diária entre as pessoas.

Indicada para todas as idades, a peça é um verdadeiro mergulho no universo infantil, embalado em poesia, através do popular, das festas e dos reisados. Os relacionamentos pessoais e a fantasia são as âncoras de Um lugar de fantasia, Timbre conta poesia. Aqui, o que está em jogo é o contato direto com as pessoas que estão sendo, cada vez mais, substituídas pelas redes sociais, e a fantasia, que as crianças vêm perdendo pelas facilidades e imediatismo de um computador. A inserção tecnológica é positiva para todo o conhecimento. Por outro lado, se excessiva, pode atrapalhar as afinidades entre as pessoas reais. Será que existe um meio termo? A partir desta pergunta, o espetáculo leva o público a uma reflexão sobre o tema.

 

2ª Feira da Agrobiodiversidade e 6º Simpósio de Cooperativismo devem reunir mais de 800 pessoas

No dia 13 de novembro, na Frinape 2018, a Emater/RS-Ascar e o Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai promovem a 2ª Feira da Agrobiodiversidade e o 6º Simpósio de Cooperativismo. A expectativa dos organizadores é de que mais de 800 pessoas participem do evento que acontece no Salão da Inovaçao, no CTG Sentinela da Querência. A programação inicia às 8h30 para as inscrições. Às 9h, acontece mística de acolhida e, na sequência, abertura do evento.

A programação segue com posse da nova diretoria do Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, que reúne 30 cooperativas que com atuação na região do Alto Uruguai de distintos ramos do cooperativismo, dentre eles, agropecuário, crédito, saúde, infraestrutura, entre outros. O Núcleo visa aproximar as cooperativas através de ações para debater o cooperativismo, seus entreves e potencialidades. O tema escolhido para o simpósio desta edição é governança corporativa, sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos e demais partes interessadas.

O evento será marcado pelas palestras da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Ingrid Bergman Inschausti de Barros, que falará sobre Conservação da Biodiversidade e Utilização Sustentável dos Recursos disponíveis em Propriedades Rurais, e de Dieisson Pivotto, do Sescoop/RS, que abordará Governança Corporativa e Cooperativa.

A abertura oficial da 2ª Feira da Agrobiodiversidade acontece às 12h. Na feira, os agricultores vão expor e comercializar plantas medicinais, aromáticas e condimentares em vasos e também em sachês e sementes, além de esponjas e mudas. “O evento também visa qualificar a produção para autoconsumo com ênfase na segurança alimentar e proporcionar renda aos produtores”, observa a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Nádia da Rosa.

A ideia da realização de 2ª edição da feira é dar continuidade às ações da agrobiodiversidade na região do Alto Uruguai e que ela possa ter seguimento periodicamente. A primeira edição ocorreu em 2017, junto à 11ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas, sediada em Erechim.

 

PROGRAMAÇÃO DA FRINAPE 2018

 

Terça-feira, 13 de novembro de 2018

14:00 – Um lugar de Fantasia

Palco 1° andar – Palco Castelinho

14:00 -Encontro Turismo e Cultura no Século XXI

Casa Italiana Oficinas Culturais – Estação Paiol Grande

14:00 – Oficina: “Da Tosquia ao Produto Pronto” para escolas

Fenagro

14:00 – Signo Financeiro

Estande Sicredi

14:00 – Produção de biodiesel

Estande UFFS

14:00 – Palestra: Normas de Biossegurança nos Espaços Estéticos sem responsabilidade médica

Estande Ideau

14:00- Roda de Conversas Caminhos de Erechim: Praças, Parque Longines Molinowski e Rios

Casa Israelita Vila Literária – SESC – Estação José Bonifácio

14:00- Areia de fundição em materiais cerâmicos e asfálticos

Estande UFFS

14:00 – Lego e a Robótica

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

14:00 – Oficina: Sequestro do Carbono, através da geração de energia fotovoltaica

Estande UERGS

14:00 – Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

14:00 – Desafio Arduino: Integrando Tecnologias – Engenharia Elétrica URI

Estande URI

14:00 – Inclusão de Deficientes Visuais usando NVDA

Estande IFRS

15:00 – Palestra: Permacultura e Desenvolvimento Sustentável

Palco Principal

15:00 – Um lugar de Fantasia

Palco 1° andar – Palco Castelinho

15:00 – Oficinas do Projeto: Disperce essa ideia

Estande UERGS

15:00 – Oficina de Contação Ilustrada

Casa Israelita Vila Literária – SESC – Estação José Bonifácio

15:30 – Roda de Conversas Caminhos de Erechim: Praças, Parque Longines Molinowski e Rios

Casa Israelita Vila Literária – SESC – Estação José Bonifácio

16:00 – Siemens: A era da digitalização

Palco Central

17:00 – Tema: Prepare-se para o futuro com ações presentes

Estande Sicredi

17:30 – Grazziotineiros: Comércio e Indústria

Casa Polonesa Mini Auditório – Estação Bota Amarela

17:30 – Bate Papo sobre metodologia de Canvas

Estande Sebrae

18:00 – Palestra: Normas de Biossegurança nos Espaços Estéticos sem responsabilidade médica

Estande Ideau

19:00 – Palestra Técnica

Fenagro

19:00 – Erechim Moda Show 2018

Auditório Polo de Cultura – Palco Erechim

19:30 – Palestra/Debate: O Castelinho

Casa Polonesa Mini Auditório – Estação Bota Amarela

19:30 – Oficina Contação Ilustrada

Casa Israelita Vila Literária – SESC – Estação José Bonifácio

19:30 – Encontro das Escolas de Dança

Palco 1° andar – Palco Castelinho

19:30 – Empreendedorismo no Esporte

Palco central – Salão da Inovação

 

 

Comentários estão fechados.