Candidatos chegam cedo para o 2º domingo de prova do Enem em Erechim

O final da manhã e início da tarde deste domingo (12), foi movimentado em Erechim e, não podia ser diferente. Milhares de jovens e adultos realizam o segundo domingo de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Depois da preparação para as provas, ansiedade e nervosismo, candidatos não deram espaço para o atraso. Muitos preferiram antecipar a chegada ao local de prova.

Taís saiu de casa as 11h, “para não correr nenhum risco e nem ficar presa no trânsito. É melhor esperar tranquila no local do que sair apressada e chegar nervosa. Meu futuro depende do Enem”, disse a jovem, que se deslocou de carro até a URI, para realizar o exame.

Ônibus de municípios vizinhos também chegaram cedo, afinal todos os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h, conforme o horário de Brasília. As provas começaram 30 minutos após o fechamento dos portões, conforme já alertava o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Neste domingo, os candidatos terão de responder 45 questões de química, física e biologia, e outras 45 de matemática.

O Enem é a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior, passando até mesmo a ser aceito pela Universidade de São Paulo (USP) e em 27 instituições de Portugal. Para o Ministério da Educação (MEC), é a segunda maior prova do tipo no mundo, só perdendo para o gao kao, prova de admissão ao ensino superior da China, com 9 milhões de candidatos.

Por Carla Emanuele

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais