Teste do Pezinho é tema de Capacitação Regional

O secretário adjunto da Saúde Plínio Costa Júnior abriu, na manhã desta quinta-feira (12), no Auditório do Centro Clínico do Hospital de Caridade, os trabalhos da I Capacitação Regional em Triagem Neonatal “Teste do Pezinho”.

A realização é da Prefeitura de Erechim, execução da Secretaria Municipal de Saúde – Programa Materno Infantil e 11ª Coordenadoria Regional de Saúde – CIES, NURESC. Como apoiadores o Hospital de Caridade e a Fundação Hospitalar Santa Terezinha.

Com carga horária de 4 horas, é ministrado em duas turmas, manhã e tarde, e atinge os profissionais da saúde envolvidos na triagem neonatal, estudantes e gestores.

Abrindo os trabalhos, Plínio Costa Júnior agradeceu a todas as pessoas envolvidas na realização do evento que, segundo ele é de extrema importância para a saúde das crianças. “Um tema importante que sempre nos coloca de frente com novos estudos e resultados. Hoje o Teste do Pezinho já está impregnado na população. Precisamos, cada vez mais melhorar a saúde e a vida das pessoas”.

O Ministério da Saúde recomenda a realização do teste durante o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido, pois ele detecta precocemente doenças, entre elas a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, hemoglobinopatis, deficiência de biotinase, hiperplasia adrenal congênita e doença falciforme, permitindo desta forma o tratamento precoce, evitando graves distúrbios funcionais, neorológicos e motores, próprios da evolução clínica das doenças.

A coleta do teste do pezinho acontece na atenção básica de saúde e em maternidades quando o recém-nascido fica internado por mais de cinco dias. A capacitação para a coleta, organização do fluxo, sensibilização dos profissionais envolvidos no processo completo da triagem e na importância de cada membro da equipe requerem cuidados especiais para que os resultados desejados sejam obtidos.

Para falar sobre o tema, está em Erechim Simone Martins de Castro, que possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutora em Ciência Biológicas também pela UFRGS. Na coordenação do evento, Miriam Regina Cecconello da Secretaria Municipal de Saúde e Eliana Sandra Lira – CIES, NURESC, 11ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais