Rodaterapia debate a prevenção ao suicídio

No último dia 06, a Rodaterapia, grupo de saúde mental, desenvolveu uma das atividades do Projeto: Erechim 100 anos: 100 Ações de promoção e prevenção da Pasta da Saúde, oportunidade em que trabalhou com o tema Prevenção ao Suicídio em virtude da Campanha do Setembro Amarelo que objetiva estimular reflexões acerca dos tabus e preconceitos sobre o tema.

A ideia do grupo foi de propiciar informações sobre os sinais de alerta e proteção, pois as profissionais reforçam que entre os fatores de risco do suicídio estão os transtornos mentais como: depressões, esquizofrenia, dependência química e também dificuldades sociais como desemprego, aposentadoria, isolamentos, falta de rede de amigos entre outros.

A equipe de psicólogas formada por Lisiane Munaretto, Janete Lazzari, Leiliana Sita e Liandra Piovesan da Silva, juntamente com a Diretora de Ações e Serviços em Saúde Mental de Erechim, Vania Campos, entende que oferecer ajuda através do ouvir, informar e compartilhar exemplos de pessoas que superaram momentos de sofrimento intenso ajuda a fortalecer aspectos positivos e valorizar a vida. Também reforçaram a importância da ajuda especializada de psicoterapia e medicamentos.

A Rodaterapia é um grupo de Saúde Mental que acontece todas as quintas-feiras no Auditório da Secretaria de Saúde realizado pela equipe de Psicólogas do Ambulatório de Saúde Mental.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais