Quebrando recorde de candidatos a federal e estadual

Nós, de Erechim e da comunidade regional, reclamávamos sobre a falta de uma candidatura a deputado estadual e federal que fosse do Alto Uruguai e acabávamos votando em candidatos de outras cidades. Agora, estamos tendo quebrados todos os recordes de candidaturas na região.

 

Ao todos são 18 candidatos a deputado federal e estadual, além de dois escolhidos para suplentes de senador. Pelo número, cada candidato vai precisar de muita sorte, coragem e sola de sapato para não fazer feio, mas o importante é que a região parece ter acordado para a importância de eleger um representante local na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Confira abaixo os nomes da região e um pouco dos seus currículos.

 

Candidatos a deputado federal

André

 

– André Jucoski (PDT 12): Atual vereador em Erechim, ocupou a liderança do governo Schmidt por alguns meses. Iniciou sua carreira política como vereador na cidade de São João da Urtiga. Professor, empresário e atualmente ocupando cargo de diretor da FAE do Instituto Barão do Rio Branco.

 

 

Adacir

 

– Adacir Carlotto (PHS 31): Pecuarista e empresário no ramo da construção civil. Iniciou sua carreira política como vereador em Erechim, também concorreu a deputado federal e a vice-prefeito em Erechim.

 

Carlos

 

– Carlos Pomagerski (Progressista 11): Foi assessor parlamentar, trabalhou nos Ministérios da Saúde e da Justiça e concorre pela primeira vez a um cargo político.

 

 

Ito

 

– Ito Müller (PPS 23): Ex-funcionário e gerente do Banco do Brasil, hoje aposentado. Iniciou sua carreira política ao se eleger prefeito do município de Áurea. Concorre pela primeira vez a deputado.

 

 

 

Paulo

 

– Paulo Alfredo Polis (MDB 15): Empresário, bancário, atual gerente da Caixa Econômica Federal. Iniciou sua carreira política em Erechim, como vereador. Foi prefeito da cidade por dois mandatos e concorre pela primeira vez a deputado.

 

 

Sandra

 

 

– Sandra Regina Picoli (PCdoB 65): Trabalha na área de eventos do Clube Roselândia, estuda Gestão Pública no IFRS e iniciou sua carreira política há dois anos, elegendo-se vereadora. Concorre pela primeira vez a deputada.

 

 

 

 

 

Candidatos a deputado estadual

 

Tortelli – Foto Marcos Eifler

 

 

– Altemir Tortelli (PT 13): Agricultor, sindicalista e ex-presidente da CUT. Está em seu segundo mandato como deputado estadual e concorre a reeleição.

 

 

Antônio

 

– Antônio Confortin (PHS 31): Empresário no segmento alimentício e representante comercial. Concorre pela primeira vez a um cargo político.

 

 

 

Claudemir

 

– Claudemir de Araújo (PTB 14): Empresário, está em segundo mandato como vereador de Erechim. Concorre pela primeira vez a deputado.

 

 

 

Marcio

 

– Márcio Pavoni (Solidariedade 77): Dentista e funcionário público. Entrou na política há dois anos, quando se elegeu vereador. Concorre pela primeira vez a deputado.

 

 

Kaka

 

– Kaká Cofferi (Progressista 11): Empresário. Entrou na política na última eleição e ficou na segunda suplência como vereador. Concorre pela primeira vez a deputado.

 

 

 

Lucas

 

– Lucas Farina (PT 13): Agricultor, sindicalista e coordenador de vários movimentos sociais, vereador por duas legislaturas e já exerceu o cargo “tampão” como prefeito de Erechim. Concorre pela primeira vez a deputado.

 

 

Elves

 

– Elves Palkewich (PRB 10) – Agricultor e sindicalista. Iniciou sua carreira política como vereador, também exerceu cargo de secretário no município de Paulo Bento e atualmente é assessor parlamentar.

 

 

 

Abrão

 

 

– Abrão Martins (PSL 17) – Ex-policial rodoviário, ex-vereador. Primeiro foi pré-candidato a deputado federal, mas seu nome foi remanejado para concorrer a deputado estadual.

 

 

 

 

Divaldino

 

 

– Divaldino Pires (PSC 20): Empresário no ramo da construção civil e residente no município do de Aratiba. Iniciou a carreira política há quatro anos, quando concorreu a deputado estadual. Este ano concorre pela segunda vez a uma vaga Assembleia Legislativa.

 

 

 

 

Candidatos não residentes em Erechim, mas com atuação na região

 

Capoani

 

– Gilberto Capoani (MDB 15): Ex-funcionário do Banco do Brasil, ex-presidente da AMAU, ex-prefeito de Sertão. Ficou como suplente e exerceu por alguns meses o cargo de deputado federal. Está em seu terceiro mandato como deputado estadual.

 

 

 

Sossela – Foto Galileu Oldenburg

 

 

– Gilmar Sossela (PDT 12): Ex-funcionário do Banco do Brasil. Foi prefeito na cidade de Tapejara e está em seu terceiro mandato como deputado estadual.

 

 

 

 

 

Juliano

 

– Juliano Roso (PCdoB 65) – Ex-professor no Colégio São José. Está em seu primeiro mandato como deputado estadual.

 

 

 

 

Suplentes ao Senado

 

Ana

 

 

– Ana Oliveira (MDB): Ex-vice-prefeita de Erechim, será segunda suplente do candidato ao Senado, José Fogaça.

 

 

Marcos

 

 

– Marcos Lando (PDT): Atual vice-prefeito de Erechim, será primeiro suplente da candidata ao Senado, Sandra Webber.

 

 

 

Por Egidio Lazzarotto

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais