Alunos da URI passam 24 horas desenvolvendo projetos na Universidade

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

         Passar uma noite acordado é um desafio para qualquer ser humano. Mas ficar 24 horas concentrado, inclusive à noite, em prol de um projeto que pode fazer a diferença a uma comunidade é uma tarefa mais desafiadora ainda.

       Essa foi a finalidade do projeto “Desafio 24 horas” da URI, realizado do meio-dia de sábado, 8, até o meio-dia de domingo, 9, no Câmpus II da Universidade. Laboratórios, salas de aula e até o estacionamento ficaram tomados pelos alunos e professores que se mobilizaram para realizar um evento diferenciado, fugindo da rotina acadêmica.

        O projeto “Desafio 24 Horas” mobilizou alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Ciência da Computação.

        Os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica desenvolveram um projeto de revitalização para a obra assistencial Cantinho da Luz, que irá contemplar a construção e todo sistema elétrico dessa instituição.

        Enquanto isso, o curso de Arquitetura e Urbanismo apresentou um desafio ligado à história do catolicismo. Os alunos desenvolveram um holograma da antiga catedral de Erechim. O holograma é uma técnica de registro de padrões de interferência de luz que podem gerar ou apresentar imagens em três dimensões.

        Já os cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos tiveram como desafio a extração de um metal de um mineral para utilização no tratamento de efluentes. Os alunos fizeram a extração, montaram o sistema, calcularam os parâmetros operacionais e compararam com algum produto comercial que é utilizado para este fim.

        Enquanto isso, os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Ciência da Computação se uniram para desenvolver uma máquina de enchimento de garrafa de cerveja artesanal, com esteira automática.

        Já os Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária proporcionaram uma “Noite de Campo”, dentro da programação do Desafio 24 Horas 2019, com a presença de professores, alunos e empresas parceiras.

        A Medicina Veterinária, com seus estandes, mostrou diversas temáticas ligadas à área: a Santa Clara trouxe uma maquete do Sistema Compost Barn, usado para dar mais conforto ao gado leiteiro; a Agriccop apresentou uma maquete do sistema reprodutor de bovinos; a Cassul/Calbos mostrou uma maquete do sistema digestório, assim como a Monello, que apresentou uma maquete do sistema digestório de cão. A Unimal Clínica Veterinária trouxe um cão e um gato, que foram atração durante o evento, tratando do sistema digestório e circulatório em pets. Os cavalos “percheron” também foram atração no estande sobre odontologia equina, assim como as ovelhas de Luiz Balbinot.

        Enquanto isso, o curso de Agronomia, por meio de várias estações, mostrou temáticas pertinentes ao meio agrícola: a cultura do trigo, numa parceria com a Biotrigo; manejo de fungicidas, em parceria com a Futura; manejo de plantas daninhas e compactação do solo, com a Cooperalfa; nutrição foliar, em parceria com Green; e cultivares de aveia e soja, em parceria com a empresa Sementes Bagual.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais