Educação Física da URI finaliza III Colóquio sobre Esporte e Mídia com atletas da região

        O Curso de Educação Física da URI finalizou na sexta-feira, 08, no Anfiteatro, o III Colóquio sobre Esporte e Mídia. A atividade é parte da programação prevista para as disciplinas de Esporte e Mídia, ministrada pelo professor José Luis “Nino” Dalla Costa, e Língua Portuguesa: Estratégias de Leitura e Escrita, ministrada pela professora Lucila Campesatto. O evento foi destinado às turmas de calouros do bacharelado e licenciatura.

O evento contou com a participação dos seguintes atletas da região: Emanuel João Munaretto, da modalidade Fossa Olímpica Masculino (prova olímpica de tiro desportivo); Jean Alexandre Deretti, do Ypiranga Futebol Clube; Raisa Caron, da Associação de Voleibol Erechinense (AEV);  e a pilota de rally, Suélen Flores.

Suélen é Professora de Educação Física e comenta que “a mídia pode interferir positivamente na agenda das pessoas no sentido de incentivar as mesmas à prática regular de exercícios físicos, pela manutenção e melhoria da qualidade de vida por meio de especialistas no assunto, como os Profissionais de Educação Física”.

Conforme Raisa, “a mídia pode colaborar com o desenvolvimento dos esportes, mas há necessidade de pessoas eticamente preparadas e com conhecimento para aprofundar esta importante relação. O esporte apresenta um valor educacional imensurável, que possibilita ou pode resultar em uma transformação na conduta das pessoas. Com o apoio da mídia, é possível contemplar um número maior de pessoas e os resultados podem ser cada vez mais positivos”.

Para Jean Deretti, “a mídia é o maior responsável pela popularização do esporte e a televisão é considerada seu principal meio. Estamos trabalhando no Ypiranga para alavancar Erechim, por meio do esporte, do futebol. Com a união das diversas forças de Erechim, entre elas a mídia, isso será possível. O segredo é unirmos forças”.

Emanuel comenta que “a disciplina no esporte e na vida para as pessoas e atletas que buscam a excelência, é essencial”. Ressalta a “importância da família, pois nem sempre os resultados são positivos. Críticas, comentários negativos fazem parte de um momento negativo da equipe. Mas, além de atletas, somos pais, maridos, filhos, seres humanos, que podem errar. Por isso, é importante muito equilíbrio para ambos os lados (atletas e mídia) para que não se perca o respeito com o ser humano”.

Para o professor José Luis “Nino” Dalla Costa, titular da Disciplina: Esporte e Mídia, o evento teve como objetivo analisar o esporte e a mídia a nível regional, com relação a atletas e esportes praticados a nível local. Além disso, foi discutida a importância da gestão e do marketing no meio esportivo (clubes, atletas, patrocinadores e a relação com a mídia).

Para a Professora Lucila Augusta Campesatto, titular da Disciplina de Língua Portuguesa: Estratégias de Leitura e Escrita, o evento teve como objetivo “identificar a influência do discurso esportivo e suas implicações na sociedade, bem como analisar os tipos de discurso e o seu poder de manipulação, que repercute na mídia. Ao longo do semestre os alunos estão sendo incentivados a realizar produções de textos sobre o assunto.

Comentários estão fechados.