CEREST/AU promove Primeiro Encontro Regional sobre Ler/Dort

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador, CEREST/AU- promoverá na próxima sexta-feira, 15, o primeiro encontro regional dobre LER/DORT.

O evento, que é alusivo ao dia 28 de fevereiro, data que é mundialmente conhecida como o “Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT”, ocorrerá no auditório do prédio 3 da URI campus Erechim às 13h.

As LER/DORT decorrem da intensificação do trabalho e representam um desgaste do sistema musculoesquelético de trabalhadores, cujas atividades de trabalho exigem a execução de movimentos repetitivos, associados muitas vezes a esforços físicos e manutenção de determinada postura por tempo prolongado.

Costumam evoluir de forma lenta para quadros crônicos e assim nem sempre são percebidas precocemente pelos trabalhadores, que retardam a procura por auxílio com receio de repercussões negativas na empresa, agravados por situações de discriminação e assédio moral, o que lhes causa sofrimento e transtornos mentais, com grande impacto em suas vidas e de suas famílias.

De Acordo com Gilson Arreal, Fisioterapeuta do CEREST/AU, eventos como este se mostram de suma importância uma vez que proporciona tanto à trabalhadores como empregadores informações valiosas referentes ao tema LER/DORT.

“O processo de combate às LER/DORT é mutuo entre empregadores e funcionários e o conhecimento da realidade atual, dos agentes causadores e das formas de prevenção das doenças ocupacionais só vem a trazer benefícios tanto para o trabalhador como para a empresa, uma vez que, funcionário saudável em um ambiente de trabalho otimizado e que propicie o trabalhar sem prejuízo à sua saúde tende a produzir mais e sem agravos relacionados ao trabalho, refletindo na produtividade e na diminuição de despesas neste sentido”, finaliza.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais