Diplomada em Ciências Contábeis da URI apresenta pesquisas em congresso internacional

     A diplomada em Ciências Contábeis da URI, Angélica Ferrari, mestranda da FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau), apresentou dois trabalhos de pesquisa no 5º Congresso Internacional de Contabilidade e Governança, realizado de 4 a 6 de dezembro, na Universidade de Brasília.

        Um dos trabalhos foi desenvolvido na área da contabilidade financeira, tratando da qualidade das informações contábeis que são reportadas pelas empresas  em seus relatórios trimestrais. Um segundo trabalho apresentado foi desenvolvido no âmbito da contabilidade gerencial. Ele envolveu uma pesquisa junto às empresas brasileiras atuantes no setor têxtil e do vestuário para análise do impacto da cultura organizacional na orientação empreendedora destas empresas.

        O Congresso, segundo Angélica, possibilitou a análise crítica junto à comunidade acadêmica – pesquisadores e estudantes – e sociedade, promovendo o debate sobre os rumos e as características das pesquisas em contabilidade no Brasil e no mundo, em seus aspectos teóricos, metodológicos e empíricos como forma de estimular a produção científica na área.

        O tema do evento englobou a qualidade da informação contábil no contexto nacional e internacional. Com abrangência internacional, o congresso forneceu workshops e palestras ministradas por convidados internacionais e com grande reconhecimento e carreira na área contábil. Entre eles, Stephen A. Zeff, professor da Rice University, nos EUA, e com produções significativas no âmbito da contabilidade financeira; e Amaro Luiz de Oliveira Gomes, ex-membro do IASB (International Accounting Standards Board) onde atuou supervisionando os países da América Latina no âmbito da adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS).

        Conforme a mestranda, a participação no evento foi de grande valia para atualização sobre temas relacionados a contabilidade e governança, além de propiciar um espaço para discussão das pesquisas em andamento nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, permitindo destacar melhorias que possam direcionar os trabalhos para posteriores publicações em periódicos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais