Professores da URI apresentam trabalho em Congresso Internacional de Basquetebol

        A Coordenadora dos Cursos de Educação Física da URI (bacharelado e licenciatura), professora Alessandra Dalla Rosa da Veiga, juntamente com o professor Bruno Faleiro, da Escola de Educação Básica, participaram, de 20 a 24 de novembro, em Florianópolis, do IX Congresso Ibérico de Basquetebol (CIB).

        Durante o evento, os representantes da URI apresentaram o trabalho sobre a análise das capacidades físicas dos praticantes de basquetebol sobre rodas da cidade de Erechim, trabalho esse que vem sendo desenvolvido pelo professor Bruno com a equipe de basquete sobre rodas da ADAU de Erechim, que tem o apoio da Universidade.

        Além de representantes do Brasil, o congresso reuniu professores e pesquisadores de instituições de Portugal e da Espanha, além de grandes referências na área do basquetebol do Brasil, como os professores Larissa Galatti e Roberto Rodrigues Paes (UNICAMP) e Dante de Rose Júnior (USP).

        Segundo o professor Juarez Vieira do Nascimento, Presidente do Congresso, a nona edição do CIB, organizada pelo Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte da UFSC, pelo Grupo de Estudos em Práticas Pedagógicas da Educação Física da UDESC e pelo Grupo de Optimización del Entrenamiento y Rendimento Deportivo, da Espanha, esta foi a primeira vez que a América Latina sediou o encontro.

        Além do congresso científico, alguns eventos satélites foram realizados para favorecer a melhoria da qualidade do ensino do basquetebol e da formação e intervenção de treinadores, nomeadamente clínicas de basquetebol (workshop), I Fórum de Treinadores de Basquetebol e o encontro estadual de professores de basquetebol dos cursos de graduação em Educação Física.

        O Congresso foi um marco muito importante para o basquetebol, pois reuniu investigadores, pesquisadores, treinadores, professores, estudantes e assistentes dos países ibero-americano, europeu e norte-americano, possibilitando também a troca de experiências entre as diferentes realidades do país.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais