Produtores de Quatro Irmãos visitam Fazenda Sementes Falcão em Sarandi

Um grupo de mais de 30 produtores de Quatro Irmãos visitou a Fazenda Sementes Falcão, em Sarandi, na sexta-feira (07/12). A atividade integrou o 3º Encontro Municipal para Capacitação de Agricultores em Conservação do Solo e da Água. A comitiva foi recebida no auditório da sede da fazenda pelo pesquisador da Embrapa Trigo de Passo Fundo. José Eloir Denardin, e pelo diretor proprietário da fazenda, engenheiro agrônomo Humberto Falcão. No local, o grupo recebeu informações e conheceu um conjunto de práticas conservacionistas que compõem o sistema de plantio adotado nas áreas da empresa.

Entre estas práticas apresentadas no encontro estão diagnósticos químico e estrutural do perfil do solo, a correção química e descompactação mecânica, se necessária, a produção de 8 a 12 toneladas de palha por hectare por ano, a rotação de culturas com gramíneas com alta capacidade de produção de raízes, o plantio em nível e o terraceamento, entre outros. Foram destacadas a importância de aplicar o conhecimento nas propriedades de forma consciente e responsável. Depois da apresentação no auditório os agricultores e técnicos foram conferir na prática os resultados.

Na área de lavoura, in loco, o grupo de Quatro Irmãos observou a conservação do solo e da água, fizeram perguntas e sanaram dúvidas. Entre os principais resultados do trabalho de mais de 20 anos na área de 149 hectares da Fazenda Falcão, onde primeiro foram aplicadas as práticas conservacionistas, são a taxa de infiltração da água no solo de mais de 70 mm por hora, o controle da erosão e da perda de solo e água por escoamento superficial, solo completamente descompactado e estruturado, o excelente estado de conservação da estrada de 5 km em nível, que dá acesso ao interior da área de lavoura, entre outros.

Os 35 agricultores e técnicos retornaram a Quatro Irmãos impressionados com os resultados e com a forma criteriosa com que o trabalho é realizado na Fazenda. Na avaliação da engenheira agrônoma do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Joviane Salvador, que acompanhou o grupo, a experiência foi muito boa. “Todos sentiram que é possível melhorar a forma de trabalhar na agricultura, visando à preservação dos recursos naturais dos quais dependemos para nos sustentarmos na atividade. Voltamos para Quatro Irmãos com o compromisso de aplicar definitivamente o sistema de plantio direto nas propriedades do município”, avaliou.

A comissão organizadora agradeceu o apoio da Embrapa Trigo e da Sementes Falcão. A ação também integra o Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água e a Campanha de Conservação do Solo e da Água do Alto Uruguai e contou com as parcerias da Prefeitura de Quatro Irmãos, Embrapa Trigo, URI Campus de Erechim, Sicredi, Olfar Alimento e Energia, empresas Alfa e  Didoné com apoio de outras entidades.

 

 

 

 

Comentários estão fechados.