Fórum Exporta Erechim reúne empresários interessados em expandir mercados   

O município de Erechim, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com Correios, URI e Astrus Web, promoveu na última semana, o Fórum Exporta Erechim. Participaram empresários do município interessados em obter informações para iniciar ou melhorar os serviços de exportação.

Na ocasião, foram apresentados quatro painéis. O primeiro a explanar, foi o diretor de Desenvolvimento e Relações Institucionais Socioeconômicas, da Secretaria de Desenvolvimento, Reinaldo Sartore, que falou a respeito da importância da exportação e do e-commerce para o município. Em seguida, o professor Leandro Langoski, da URI, abordou sobre os meios de exportação. Logo após, Francieli do Nascimento, da empresa Correios discorreu sobre como enviar encomendas para o mundo e, para encerrar, representante da Astrus Web, expôs um case de sucesso.

O professor Leandro Langoski, da URI, disse que a iniciativa é importante, já que muitas empresas de Erechim trabalham com exportação e, que essa é uma maneira de mostrar como atingir mercados, que muitos empresários não esperam alcançar.

De acordo com ele, a China é o maior exportador do mundo, comercializando cinco vezes mais do que o Brasil e importando quatro vezes mais que o nosso país. “A China se transformou em uma plataforma de produzir, comprar matéria-prima, agregar valor e exportar. Isso tudo incentivado pelo governo, gerando emprego, produção, renda, riqueza e proporcionando crescimento da economia, ” explica. O professor completa afirmando que a maioria dos países está investindo em plataformas de exportação.

Langoski comenta também que atualmente as barreiras para este tipo de venda já são menores. “A primeira delas é a da língua, pois o inglês é a língua dos negócios, mas isso já não é mais um problema, porque existem plataformas que auxiliam na tradução para divulgar os produtos, além do mais, muitas pessoas já fazem cursos de línguas,” diz.

Francieli do Nascimento, abordou sobre a ferramenta da empresa Correios, o Exporta Fácil, em que é possível enviar mercadorias para um cliente no exterior, sem necessitar de despachante ou licença de exportação.

O objetivo do ciclo de palestras é promover uma troca de informações e experiências entre instituições, profissionais e empresários, já que há grande demanda por produtos brasileiros fora do país. Pretende ainda oportunizar que pequenas empresas busquem novos mercados e ampliem sua cartela de clientes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais