HC promove IV Semana de Sensibilização ao Dia Mundial da Prematuridade

Entre as novidades deste ano está a realização de uma peça de teatro no CC 25 de Julho, em parceria com o SESC

Com o objetivo de evidenciar a importância da assistência adequada aos bebês prematuros; reforçar aos pais os cuidados que os pequenos devem receber após o nascimento e a alta hospitalar; além de difundir o trabalho já realizado na UTI Neonatal do Hospital de Caridade, a equipe da UTI Neonatal do HC, ao lado do serviço de psicologia hospitalar, promove entre 17 e 23 de novembro a IV Semana de Sensibilização ao Dia Mundial da Prematuridade.

O pássaro encantado

A ação dá continuidade ao programa ‘Novembro Roxo’, desenvolvido na instituição desde 2016. Entre as atividades previstas estão a camiseta Novembro Roxo (a ser utilizada pela equipe da UTI Neonatal naquela semana); colocação de banner e painel de divulgação no ambiente interno; e iluminação externa do HC, nas cores da campanha.

A peça teatral VOA, baseada na obra de Rubens Alves (‘O pássaro encantado’), no Centro Cultural 25 de Julho, no dia 18, também engrandecerá a Semana. Destinada aos pais de crianças prematuras nascidas no HC, a entrada será a doação de leite por parte dos inscritos, sendo que a quantidade arrecadada terá como destino o Programa Mesa Brasil. O espetáculo será trazido pelo SESC, parceiro nas atividades do Novembro Roxo HC – e constituirá numa única apresentação.

Além disso, os colaboradores do HC foram convidados a juntar tampinhas plásticas e deixar em local destinado (lanchonete HC). No dia 20 de novembro, o material será recolhido e encaminhado à ONG Prematuridade.com. Liderada pela Frente Parlamentar da Prematuridade, lançada em Porto Alegre, sede da ONG, a campanha “Tampinhas pela Prematuridade” visa, por meio de verbas arrecadadas com a venda das tampas, auxiliar famílias de bebês prematuros carentes.

Palestra e confraternização

A programação da IV Semana de Sensibilização ao Dia Mundial da Prematuridade do HC também será marcada por palestra alusiva ao tema, no dia 20, no auditório do Centro Clínico – abordando a relação prematuridade e TEA (Transtorno do Espectro Autista) – bem como o IV Encontro de Confraternização entre Mães de Prematuros, no dia 22, no ginásio do SESC a fim de receber o número adequado/esperado de pais e crianças. Os contatos para a participação nos respectivos eventos alusivos à Semana serão realizados via Whatsapp (no grupo de pais criado pela equipe da UTI Neonatal).

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais