“Sábado no Herbário” mobiliza acadêmicos de Biologia da URI

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

        Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas  (Bacharelado – turma 2018) da URI estiveram realizando atividades práticas junto ao Herbário Pe. Balduíno Rambo (HPBR) com o objetivo de praticar uma das atribuições do profissional da Biologia na área de Meio Ambiente e Biodiversidade que trata da curadoria e gestão de Coleções Biológicas Científicas e Didáticas.

        Herbário é o local onde são preservadas plantas desidratadas, as quais foram colhidas na natureza e formam uma coleção botânica destinada à pesquisa sobre sua origem e classificação, chamadas taxonômica e florística.

        A atividade desenvolvida pela turma foi orientada pela professora Elisabete Maria Zanin e passou pela coleta de material botânico e respectivos dados de campo, herborização, montagem de exsicatas, identificação da espécie, catalogação e gestão da coleção.

        Uma espécie de planta num herbário é uma fonte insubstituível de registro da biodiversidade e serve como referência a muitas e variadas funções, incluindo identificação, pesquisa e educação.

        As informações extraídas de uma coleção científica de espécies vegetais podem ser aplicadas com os mais diversos objetivos, onde se destacam a recuperação de áreas degradadas, desenvolvimento de compostos com interesse farmacológico e melhoramento vegetal.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais