FAMURS debate situação das UPAS  

O secretário de saúde, Jackson Arpini, participou na manhã desta segunda-feira, 11, de reunião na sede da FAMURS – Federação das Associações dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

Na pauta de trabalhos, a recente alteração da legislação vigente, através do Decreto 9.380/2018, que possibilitará que as Upas sejam transferidas aos municípios que manifestaram esse intento, sem a necessidade de devolução do recurso financeiro.

O técnico da área da saúde da FAMURS, Paulo Azeredo Silva, apresentou as mudanças na legislação, o que permitirá essa transferência, desde que os municípios observem o interesse coletivo e a assistência à saúde. Também detalhou os encaminhamentos necessários para atender as normativas legais e que em breve o Ministério da Saúde deverá regulamentar a demanda.

Participaram da reunião prefeitos e secretários de saúde de vários municípios como Alegrete, Esteio, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Cachoeirinha, Farroupilha, Panambi, Três Passos, Parobé, Rio Grande, Taquara, São Borja, Ijuí e Santa Vitória do Palmar.

Para Arpini, a nova legislação atendeu uma demanda antiga de várias entidades e municípios, e foi resultado do trabalho de um grupo constituído por entidades como o Tribunal de Contas da União (TCU) Confederação Nacional de Municípios (CNM), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONAS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Ministério da Saúde.

‘”O resultado das negociações primou pelo interesse coletivo e a assistência à saúde, tendo em vista que o cenário atual é muito diferente do cenário de quando as Upas foram concebidas. Deixar as unidades fechadas em nada contribui para o sistema público de saúde”, pontuou o secretário da pasta.

Arpini também deverá ir até Brasília, este mês, para audiência no Ministério da Saúde e TCU. Dos municípios presentes, apenas dois manifestaram a intenção de implantar as Upas, o restante vai encaminhado projeto para alteração transformando as unidades em centro de especialidades, pronto atendimento, unidades de saúde, central de vacinação, NASF, Farmácia Central.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais