Padres e leigos das Paróquias de Erechim refletem Pastoral do Batismo

Mais de 20 leigos, 6 padres, 4 diáconos e um seminarista se reuniram na noite desta quinta-feira no salão de eventos da sede paroquial São Pedro de Erexim para refletir sobre a Pastoral do Batismo.

No início, Pe. Maicon Malacarne, Coordenador Diocesano de Pastoral e Pároco da Paróquia N. Sra. Aparecida, Bairro Bela Vista, fez explanação ressaltando que a preparação ao Batismo deve ser vista na perspectiva da Iniciação à Vida Cristã e que ela inicia com o acompanhamento às mães gestantes, no itinerário da fé, na caminhada da vida cristã, que se prolonga pela vida toda, conclui-se na morte. Assim, a catequese vai do ventre materno ao ventre da terra.

Segundo Pe. Maicon, a Pastoral do Batismo na perspectiva da Iniciação à Vida Cristã no espírito catecumenal tem 4 passos: visita e encontro com as mães gestantes; encontro na comunidade de caráter vivencial, orante, mistagógico ou de iniciação aos mistérios da fé; momento do Batismo, com solenização dos seus diversos ritos; momento pós-Batismo, com novo contato com as famílias e celebração com todas as que batizaram crianças num determinado espaço de tempo, num ano, meio ano.

Os participantes interagiram com perguntas, complementações e questionamentos sobre a atual prática da Pastoral do Batismo e sobre a proposta apresentada.

Novos encontros serão realizados para a realização deste projeto.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais