Vereadores questionam secretária da Educação sobre situação da educação municipal

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Na noite de terça-feira (9), no plenário da Câmara de Vereadores de Erechim, os vereadores da Casa Legislativa questionaram a secretária de Educação do município, Vanir Bombardelli, sobre a falta de vagas em creches, funcionamento do Programa de Educação Integral Castelinho, alimentação escolar, falta de professores e o andamento das obras em escolas do município.

O requerimento, aprovado por unanimidade pelos parlamentares em sessão realizada no dia 25 de março, foi apresentado em plenário pelo vereador Lucas Farina (PT), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade. Na ocasião, todos os demais vereadores subscreveram o requerimento para a realização da reunião.

De acordo com Lucas Farina, o requerimento se deu após inúmeras indagações e questionamentos da população erechinense sobre os assuntos mencionados em todos os gabinetes dos parlamentares da Casa Legislativa, o que justificou a convocação da secretária, a fim de sanar as dúvidas elencadas. Foram cerca de três horas de reunião, onde os vereadores questionaram a titular da pasta da educação.

Para o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade, muitos dos temas elencados ficaram sem resposta efetiva. “Apesar do comprometimento da secretária em se reunir nos próximos dias com o prefeito, Luiz Francisco Schmidt, para tratar especificamente das vagas de creche, que hoje faltam mais de 300 vagas para as crianças de Erechim, acredito que todos os vereadores e público presente ficaram inconformados com as respostas. Ainda, é fundamental que a população, com a nossa ajuda, continue cobrando, pois é um direito todas as crianças serem atendidas nas escolas”, relatou Lucas Farina.

Segundo o presidente da Casa Legislativa, Alderi Oldra (PT), o Poder Legislativo, juntamente com a Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade seguem trabalhando para que nenhuma criança fique sem vaga de creche. “Nós, enquanto agentes políticos e representantes da população, vamos seguir cumprindo com o nosso papel em fiscalizar as ações do Executivo municipal, principalmente no que se refere a educação pública de qualidade e tudo que ela engloba, seja quadro de professores, vagas em creche, merenda escolar e qualidade no ensino”, frisou o presidente da Câmara de Vereadores.

Vale lembrar que este é o segundo encontro entre vereadores e a titular da pasta da educação em menos de um ano. Em julho do ano passado, os vereadores já haviam encaminhado o mesmo requerimento à secretária, que atendeu à solicitação e, em reunião realizada no plenário da Câmara, conversou com os edis a respeito dos temas referidos.

A reunião dessa semana foi acompanhada por professores, estudantes, comunidade escolar, assessores parlamentares, membros do Legislativo e Executivo municipal e imprensa.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais