Como proteger uma empresa de ataques cibernéticos

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

A transformação digital em uma empresa não se limita a ter um site e gerenciar as redes sociais do negócio. Ela também consiste em digitalizar todos os procedimentos de uma empresa.

Nesse contexto, a segurança dos dados referentes ao empreendimento também deve ser levado em conta. Para isso, é necessário ter recursos e processos que envolvem a proteção de informações importantes da empresa. É aí que ter uma boa hospedagem ganha importância.

Além da hospedagem, há outros procedimentos que mantêm os hackers bem longe do empreendimento. Para saber mais sobre como proteger uma empresa de ataques cibernéticos, confira os tópicos a seguir.

A proteção de uma empresa na era dos cibercrimes

A internet há tempos já faz parte da vida de qualquer pessoa. Já chegamos naquele instante em que podemos comprar e vender produtos, consumir entretenimento, estudar e trabalhar, tudo via web.

Nesse caso, muitos empreendimentos são digitais. Há muitas lojas virtuais, assim como grande parte das empresas – tanto as grandes quanto as pequenas – possuem um site para assegurar uma boa presença digital.

No entanto, diante do avanço da internet, há também a ação dos hackers, sempre atentos a cometerem os crimes digitais, invadindo os bancos de dados de empresas, roubando senhas e informações relevantes.

Quem é gestor sabe que segurança é um bem valioso demais nos dias de hoje. Qualquer empresa que queira demonstrar seriedade e se posicionar de forma positiva a sua marca deve ficar atenta para as medidas de proteção.

Para isso, não faltam métodos que possuem o objetivo de garantir a proteção contra ataques cibernéticos. Confira quais são eles.

Imagem pixabay

Tenha cuidado na hora de abrir certas mensagens de e-mail

Pense na seguinte situação: o colaborador recebeu um e-mail. Diante das várias mensagens cotidianas a respeito do seu trabalho e outros assuntos, há um link que promete dinheiro fácil. Cuidado, pois provavelmente isso é uma armadilha

Temas como comissão, bônus e empréstimo fácil devem possuir um destino em comum: a lixeira, pois normalmente eles são fraudulentos.

Normalmente esse tipo de mensagem apresenta um link para mais informações ou para captar as suas informações pessoais. É comum possuir algum software capaz de hackear o seu computador. Com isso, o hacker rouba informações valiosas da sua empresa.

Contudo, é possível analisar a legitimidade do endereço da mensagem por meio da função Propriedade. Sendo assim, antes de abrir a mensagem, clique sobre ela na caixa de entrada com o botão direito do mouse.

Em seguida clique em Propriedade e você terá a informação da origem da mensagem. Caso tenha alguma dúvida ainda, é bom entrar em contato com a empresa ou a pessoa que enviou a mensagem.

Além do mais, bancos e demais instituições financeiras não pedem informações pessoais por meio de mensagens de e-mail ou por Whatsapp.

Ainda assim, e falando em WhatsApp e outros aplicativos de mensagem, lembre-se que não é aconselhável enviar informações pessoais por meio deles. Isso é um pulo para que os seus dados pessoais sejam hackeados.

Disponibilize treinamento

Hoje em dia são vários os tipos de ataque perpetrados pelos hackers. O phising, por exemplo, é um dos mais comuns nos dias de hoje. Ele consiste basicamente no roubo de senhas, dados e informações importantes da sua empresa.

Porém, existem outros, tais como o Backdoor, o Decoy, o Ataque DDoS e o Spoofing. Diante disso, é importante providenciar treinamentos, palestras e dicas que informam os funcionários sobre a conscientização das medidas de segurança.

Esse tipo de abordagem deve ser constante para que os colaboradores sempre tenham atenção ao se depararem diante de eventuais ataques cibernéticos.

Imagem pixabay

Tenha sempre senhas fortes

Senhas simples, como sequências numéricas óbvias e palavras fazem a alegria dos hackers mais experientes. O ideal é utilizar senhas compostas por uma mistura de números, letras e símbolos.

Esse tipo de senha dificulta os ataques e não deixa o seu negócio tão vulnerável. Além do mais, o uso da autenticação de dois passos também é uma boa alternativa de proteção.

Faça backups regularmente

Com certeza você já ouviu a frase “prevenir é melhor do que remediar”. Ela se encaixa em várias situações do nosso dia a dia, inclusive quando o assunto é a segurança de uma empresa.

O backup de dados é o caminho perfeito para você garantir que as suas informações estarão acessíveis em caso de ameaças.

A empresa necessita estabelecer mecanismos para que cópias dos seus principais arquivos sejam criadas regularmente em diferentes plataformas, como a Cloud Computing (Computação na Nuvem ) e servidores internos.

Desse modo, em caso de ataques cibernéticos, falhas no hardware, falha de um dado ou quebra da confiabilidade de um sistema, você terá condições de adotar medidas que viabilizem a recuperação de tais registros de um modo rápido.

Da mesma forma, é fundamental que, para isso, a organização possa contar com um bom serviço de hospedagem de site. As melhores empresas que atuam no segmento de web hosting disponibilizam, em seus planos mais avançados, a possibilidade regular de backups.

Tenha plugins de segurança

Quem tem um e-commerce ou é um profissional freelancer e gerencia um portfólio online, com certeza conta com alguma plataforma de qualidade. O WordPress, nesse caso, é uma das mais conhecidas e utilizadas.

Um dos motivos é a sua grande quantidade de plugins. Inclusive plugins que servem para a proteção do sistema e para blindar o seu site de ataques.

Plugins, basicamente, consistem em programas que trazem funcionalidades a mais para o seu site, blog ou loja virtual. Alguns dos plugins que são eficientes no quesito segurança são o Defender, o Sucuri Security e o Jetpack.

O Jetpack é um dos mais conhecidos quando o tema é plugin de segurança. O motivo para isso não é apenas pelo fato dele possuir várias funcionalidades, mas também por contar com módulos que protegem o seu site contra spams e aumentam a velocidade do mesmo.

Imagem pixabay

Conte com um bom serviço de hospedagem de sites

A hospedagem de sites é um dos recursos mais importantes para dar vida a qualquer projeto na internet. A verdade é que não existe projeto na web sem existir antes uma hospedagem de sites.

Por isso, a empresa de hospedagem deve garantir medidas e ações preventivas para barras ameaças como ataques DDoS, a servidores e até mesmo plano de contenção para problemas físicos e desastres naturais.

Tudo isso é importante para garantir a segurança e a estabilidade de sites e outros ambientes digitais como blogs, lojas virtuais, portais e aplicativos.

A segurança é um requisito importante para o crescimento de qualquer empresa na era digital

Ainda mais hoje em dia, em que os dados nas empresas são materiais valiosos e atraem a atenção de muitos hackers. Nesse caso, ter uma boa hospedagem de sites já é um grande passo para manter o seu negócio seguro.

Lembre-se que as melhores medidas estão na prevenção e cuidados para não cair em golpes. Por isso, fique atento aos melhores planos de hospedagem, realização de backups e também a presença do certificado SSL, que é fundamental para quem gerencia alguma loja virtual.

Portanto, fique sempre atento para o assunto segurança digital. Assim você protege a sua empresa de ataques cibernéticos.

Por Assessoria de Comunicação 

 

 

 

Get real time updates directly on you device, subscribe now.