Habilidades comportamentais em alta para conquistar um novo emprego em 2020

Vimos que o mundo mudou e com a chegada da tecnologia também modificou o comportamento do profissional. Antes considerava-se bom profissional aquele que passava a vida na mesma empresa. Determinado ao crescimento, tinha o ganho do salário com satisfação. Hoje, com tantas transformações, o perfil do trabalhador tornou-se outro.

O profissional atualmente não fica preso por muito tempo no trabalho. Há uma rotatividade grande, ora por não se sentir mais desafiado em seu emprego, ora por estar descontente com a empresa.

Muitas vezes os Profissionais buscam instituições menores e que se identificam com o trabalho, e obtém o salário com satisfação. Observamos, que o profissional de hoje tem livre liberdade de escolha.

Se o mercado de trabalho e o perfil dos profissionais modificou, qual o perfil que as empresas estão buscando?

Fomos conversar com a psicóloga Marana Borsuk, especialista em avaliação psicológica e em gestão estratégica de pessoas, proprietária do consultório psicológico Infinittum. Para entender melhor quais as habilidades comportamentais para quem busca um emprego em 2020. E como esse perfil de profissional mudou ao longo desses anos

Ela fala que atualmente não basta o profissional ter o currículo muito bom, mas também estar atento ao seu perfil comportamental as empresas estão buscando o profissional que tem o conhecimento técnico e conhecimento comportamental.

Na entrevista Marana Borsuk enfatiza dez habilidades comportamentais para o profissional que deseja conquistar o emprego em 2020.

Resiliência

É você ter a capacidade de se recuperar de situações difíceis e aprender com elas, superar as dificuldades transformando as experiências negativas e transformando em aprendizado.

Tolerância

É aceitar as opiniões divergentes ou comportamentos diferentes dos seus, importante para nós que vivemos em sociedade.

Equilíbrio emocional

Para não se desestruturar diante de uma situação difícil, para que não haja sofrimento, estresse ou causar uma depressão.

Autodesenvolvimento pessoal

É auto conhecer-se identificar os seus pontos fortes e fracos e desenvolvê-los, isso é, trabalhá-los para ampliar as chances de sucesso.

Comprometimento

É vestir a camisa da empresa estar presente, focado, dedicado, ser pontual e assumir os compromissos com afinco.

Comunicação

Verificar se está se comunicando bem ou se precisa desenvolver, se está sendo claro nas ideias, no que fala ser objetivo. A comunicação é importante para qualquer área.

Trabalho em equipe

Ajudar o colega de trabalho, ser flexível, cooperar com as atividades para atingir bons resultados, ter um bom relacionamento interpessoal.

 Saber ouvir

É escutar o outro uma habilidade de ouvir o próximo. Ser um bom ouvinte agrega valor não só no ambiente de trabalho mais no âmbito profissional e pessoal.

Ética

Trata-se do conjunto de princípios que formam a consciência profissional, pois no ambiente de trabalho, manter sigilo em questões da empresa, postura pessoal frente a outras pessoas. É proceder bem, e não prejudicar o outro.

Humor equilibrado

É um dos riscos de abusar no estado de espírito e esquecer o bom senso. Tomar cuidado com humor no trabalho para não prejudicar sua carreira. Não cabe fazer piadas fora de hora, exagerar nas brincadeiras no ambiente de trabalho.

Marana Borsuk comenta que antes de o profissional buscar o emprego, deve fazer uma autoanálise e buscar o que eu gosto de fazer? Onde quero chegar? Quais os meus planos para o futuro? Fazer exercícios escritos colocar no papel treinar.

Finaliza lembrando que o profissional de hoje ter sucesso no mercado de trabalho ele precisa ter muitas essas habilidades comportamentais muito bem desenvolvidas”

Com tantas habilidades comportamentais mencionadas aqui, agora é analisar o seu perfil e praticar para que tenha sucesso no mercado de trabalho. Boa sorte!

Por Roda de Cuia

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais