Enfermagem desenvolve proposta de Gestão do Cuidado a partir da Educação em Saúde

 

Dinamizar ações que possibilitem ao acadêmico vislumbrar suas atividades profissionais como enfermeiro da íntegra. Esta é a proposta do Estágio Supervisionado II B, realizado no último semestre do curso de Graduação em Enfermagem da URI.

Uma das propostas que emergem a partir das características das comunidades em que são desenvolvidos os estágios é a de desenvolver ações de educação em saúde com vistas a promover o autocuidado e compartilhamento de experiências entre ensino, serviço e usuários do sistema de atenção à saúde.

Dentro dessa proposta, as acadêmicas Elisandra Meneguetti, Débora Funghetto, Fabiana Zuravski, Letícia Fontana, Letícia Picolloto e Simone Tozzo, acompanhadas do professor Samuel Salvi Romero, desenvolveram atividades em comunidades e empresas de Erechim que versaram desde a orientação à higiene corporal para os alunos da Escola Infantil Othelo Rosa, no Bairro Presidente Vargas, até informações preventivas do câncer de colo de útero e de mama na empresa Unetral, na BR 153, durante as atividades do Outubro Rosa da URI Erechim.

O desenvolvimento de ações com foco no autocuidado e aprendizagem em saúde contemplam princípios e diretrizes do SUS que não podem ser esquecidas e podem construir fortes laços entre profissionais e usuários. Ao se caracterizar como uma vertente de atuação do enfermeiro, a Educação em Saúde prevê autonomia do profissional e idealização de buscas pela integralidade, equidade e universalidade em saúde.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais