Bispos e padres da Diocese de Erechim iniciam curso anual de formação permanente

Na tarde desta segunda-feira, Dom José, Dom Girônimo e os padres da Diocese de Erexim iniciaram seu curso anual de formação permanente no Seminário de Fátima, que se estende até esta quarta-feira ao meio dia. Com assessoria de Daniel Seidel, membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, de Brasília, refletem sobre o Ano Nacional do Laicato.

Iniciando os trabalhos do curso, o assessor propôs quatro questões para trabalho de grupo e plenário: sinais de vida e sinais de morte na realidade do povo de nossas Paróquias; como tem sido a participação dos cristãos leigos e leigas na sociedade? Como é a participação dos cristãos leigos e leigas na Igreja? O que se gostaria de aprofundar sobre o Ano Nacional do Laicato.

Depois da síntese dos relatores dos grupos, o assessor lembrou os objetivos e legados do Ano Nacional do Laicato para o âmbito da sociedade e para o âmbito da Igreja. Para o âmbito da sociedade, ele propõe promover mecanismos de participação popular para o fortalecimento do controle social e da gestão participativa através de Conselhos de Diretos, Grupos de Acompanhamento ao Legislativo, Iniciativas Populares, Audiências, Referendos, Plebiscitos, entre outros. Também mobilizar a sociedade brasileira para a realização da auditoria cidadã da dívida pública. Para o âmbito da Igreja, criar programas de formação de ministérios leigos de coordenação e animação de comunidades, pastorais e movimentos; fortalecer a articulação das redes de comunidades; criar e/ou fortalecer os Conselhos Regionais e Diocesanos de cristãos leigos e leigas.

O assessor abordará aspectos da conjuntura sociopolítica e eclesial, visão eclesiológica do cristão leigo, conforme o Concílio Vaticano II e o Papa Francisco, participação do leigo na sociedade e na Igreja.

Carlos Daniel Del Santo Seidel: Nasceu no dia 20 de março de 1967, em Colatina, ES. É leigo, casado, pai de duas filhas e três filhos adotados, sendo que um deles já lhe deu um neto. Fez curso de contabilidade, tem mestrado em Ciência Política pela Universidade de Brasília, pós-graduação em Psicodrama e pós em planejamento estratégico de Políticas Públicas pela Universidade de Campinas. É professor da Universidade Católica de Brasília. Foi Secretário de Estado do Distrito Federal de Assistência Social e Segurança Alimentar. É Servidor de Carreira do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Integrou o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que coletou mais de um milhão e setecentas mil assinaturas para a aprovação da Lei da Ficha Limpa. Iniciou sua caminhada na Igreja nas Comunidades Eclesiais de Base e na Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Vitória, ES. Desde o ano 2000, é membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB. Contribui nas análises de conjuntura e faz parte da Comissão Especial da CNBB para o Ano do Laicato.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais