Safra da Uva é oficialmente aberta em propriedade na Linha América

Na tarde desta quarta-feira (10), foi oficialmente aberta a Safra da Uva 2018, dando início ao período de comercialização da fruta. A solenidade aconteceu na propriedade da família de Adão Centenaro e Celso Nossal, localizada na Linha América, em Erechim.

O evento contou com apresentações artísticas dos grupos folclóricos da cultura italiana, produtores rurais, representantes de entidades apoiadoras, bem como autoridades. Neste ano, a venda da uva acontece junto à Feira do Produtor.

A rainha da Festa di Bacco, Andreia Carla Cechet, deu as boas vindas aos presentes

, iniciando os pronunciamentos. “Nós não poderíamos começar melhor o ano, estamos homenageando aqueles que colonizaram Erechim, já que iniciamos as comemorações dos 100 anos do município. A cultura italiana foi uma das primeiras a trazer para a região os costumes, gastronomia e principalmente a videira, que até hoje garante o sustento de muitas famílias que aqui se instalaram. Cada um tem um papel essencial nesta construção e, para fazer com que este evento aconteça. Queremos cada vez mais mostrar o que produzimos e o quanto nossa região é rica. Só podemos planejar o futuro, se conhecermos o nosso passado, preservarmos e repassarmos tais conhecimentos”.

O período de comercialização será de cinco domingos consecutivos, iniciando em 14 de janeiro e encerrando em 11 de fevereiro, sempre das 14h às 19h. Para estes dias, estão programadas mateada, apresentações culturais e praça de alimentação, tudo com o intuito de que a população permaneça no local em um espaço de lazer, usufruindo dos produtos da agricultura familiar. O encerramento das ações está marcado para o dia 11 de fevereiro, com missa, às 19h, na Feira do Produtor.

A venda da uva também ocorrerá na tradicional festa da comunidade de São B

rás, no dia 4 de fevereiro, com programação que terá almoço, missa e chegada dos cavalarianos.

O espaço de comercialização contará com 30 expositores que disponibilizarão aos consumidores, uva e derivados, artesanato, embutidos, panifícios, produtos de queijaria e flores.

Em reunião, na última semana, que contou com a participação dos vitivinicultores, foi estipulado o valor de comercialização da uva para este ano. O preço definido para venda varia entre R$ 3 a R$ 4 o quilo, o mesmo praticado no ano

anterior.

Comercialização da uva

14/21/28 de janeiro – 14h às 19h – Feira do Produtor

4/02 – 14h às 19h – Feira do Produtor

04/02 – Festa na comunidade de São Brás

11/02 – 14h às 19h – com missa de encerramento – Feira do Produtor

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais