Deputado Paparico Bacchi propõe projeto para fortalecer a fiscalização e inspeção agropecuária no RS

Proposta do líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa cria o quadro de agente fiscal de nível médio técnico junto a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

O deputado Paparico Bacci (PL) propõe a criação do quadro de Agente Fiscal Agropecuário Estadual de Nível Médio Técnico da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). De acordo com o líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 244/2020, protocolado no dia 6 de novembro, tem por finalidade fortalecer os serviços públicos de fiscalização e inspeção Agropecuária no Rio Grande do Sul.

Apoio da categoria

Antes de protocolar a proposta no parlamento gaúcho, Paparico Bacchi esteve reunido com a direção do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do RS (Sintargs). No encontro com o presidente da entidade que representa mais de dez mil profissionais gaúchos o parlamentar coletou subsídios que confirmam a necessidade do Estado estruturar os cargos de nível médio técnico profissionalizante da Seapdr, divididos nas áreas agrícola, de viticultura e enologia.

“Esta iniciativa do deputado do deputado Paparico Bacchi é de grande importância, tendo em vista que a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, passou por uma reorganização estrutural dos seus departamentos, divisões e seções, surgindo novas competências e atividades nas políticas públicas do setor. Os profissionais de nível técnico já exercem atividades na fiscalização, dentro das áreas de sanidade animal e vegetal, e possuem competência legal e as atribuições fixadas em leis”, ressalta o presidente Roberto Rech.

Parecer favorável

A proposta já tem parecer favorável da Secretaria Estadual da Agricultura, do Grupo de Assessoramento Estadual para Política de Pessoal (GAE) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A minuta do texto tramita junto ao Governo do Estado desde 2017. Na época, foi apresentada ao então secretário Estadual as Agricultura e Irrigação do Estado, hoje presidente da ALRS, deputado estadual Ernani Polo (PP), por iniciativa do deputado federal Giovani Cherini (PL), coordenador da Bancada Gaúcha, e do Sintargs SINTARGS – Sindicato dos Técnico Agrícolas do RS (Comissão dos Técnicos da SEAPDR).

Qualidade dos serviços

Membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, Paparico Bacchi acredita que o seu projeto de lei fortalece o Programa de Defesa Agropecuária do RS. “A criação do quadro de Agente Fiscal Agropecuário Estadual de Nível Médio Técnico, irá contribuir com a qualidade dos serviços de fiscalização e inspeção agropecuária, considerados fundamentais para a população e para a economia gaúcha e brasileira, inclusive nas exportações”, reforça o deputado Paparico Bacchi.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais