Sicredi UniEstados e Sebrae lançam Programa Gestão e Sucessão na Propriedade Rural

Projeto visa o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de produtores rurais da região

Vinte famílias de cinco municípios – Erechim, Itatiba do Sul, Barra do Rio Azul, Marcelino Ramos e Viadutos – irão participar do Programa Gestão e Sucessão na Propriedade Rural lançado na tarde de sexta-feira, dia 30 de agosto, no Hotel Villa Premium, em Erechim, pela Sicredi UniEstados e Sebrae.

A abertura do evento foi feita pelo diretor Executivo da Sicredi UniEstados, Elisandro Marmentini, que afirmou que o tema gestão e sucessão no meio rural é extremamente importante. Segundo ele, é fundamental falarmos deste assunto, pois devemos olhar para a continuidade daquilo que se constrói, para quem ficará com o negócio, visando a permanência do jovem do campo, capacitando este para estar apto a assumir a gestão da propriedade, para que ela gere resultados e promova melhor qualidade de vida de quem mora no campo.

A apresentação do Programa foi feita pelo Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi UniEstados, Patrick Luiz Zick, e pelo assessor de Segmento Agro, Fabiano Noronha. Conforme explanaram, o Programa visa levar maior conhecimento técnico aos produtores rurais, nas mais variadas atividades que atuam, reduzindo custos na propriedade, melhorando a comercialização de seus produtos e até mesmo aumentando a sua produtividade. “Será um processo de aproximadamente seis meses e que levará muito conhecimento aos produtores, além de orientá-los de como fazer um planejamento de sua propriedade e conversarem sobre a sucessão familiar”, explicaram. Segundo eles, o mundo precisará aumentar muito a sua produção de alimentos, e o produtor rural terá um papel fundamental neste processo, por isso é necessário profissionalização e planejamento.

CONSULTORIA NAS PROPRIEDADES

A gerente da Regional Norte do Sebrae, Silvana Berguemmaier, e a gestora de projetos, Catia Roy, repassaram informações técnicas do Programa que tem atuação focada em levantar informações e apontar melhorias. “É uma iniciativa que busca sustentabilidade financeira e social. Para o Sebrae, a propriedade rural é uma empresa e deve ser administrada com foco em gestão, empreendedorismo, inovação e mercado, visando a busca de melhores resultados, para que se torne lucrativa”, afirma Silvana.

Além desta ação, que contou ainda com uma palestra do consultor do Sebrae, Felipe Sirena, sobre “Sucessão e profissionalização nos negócios familiares rurais”, o Programa vai contar com um Workshop sobre Educação Financeira, visando fomentar a discussão e aplicação de práticas de gestão financeira, orientando as pessoas no uso consciente de seus recursos financeiros através da metodologia de diagnosticar, sonhar, orçar e poupar. Esse encontro será realizado no dia 12 de setembro.

O Programa também contempla duas consultorias: uma em gestão do agronegócio, com carga-horária de 9h por propriedade, onde será trabalhada a implantação de fluxo de caixa na empresa rural, com centro de custo, contas a pagar e receber, orçamento de caixa e análise de saldo mensal e acumulado. A outra consultoria é técnica, com carga-horária de 20h por propriedade, que busca aumento de lucros e faturamento, ganho de produtividade, aumento da eficiência, entre outros. “Será um atendimento customizado focado na necessidade real de cada propriedade”, explicou Catia.

O evento encerrou com o presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani, colocando para os presentes a sua experiência de sucessão em sua família. Ele também ressaltou a importância de se fazer um planejamento da vida familiar e da propriedade, explicando ser essa prática fundamental para a sustentabilidade dos seus negócios.

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