UPF está entre as melhores universidades da América Latina

Pela primeira vez, Instituição integra o Times Higher Education (THE), um dos mais conceituados rankings de universidades do mundo

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está entre as melhores universidades da América Latina e do Caribe. Pela primeira vez, a Instituição integra o Times Higher Education (THE), um dos mais conceituados rankings de universidades do mundo. A UPF figura na posição 101-125 de um total de 166 instituições, tendo se destacado no quesito citações. O Brasil é o país com o maior número de representantes no ranking, com 61 instituições listadas, seguido pelo Chile com 30 e a Colômbia com 23.

Os resultados foram divulgados nessa segunda-feira, 7 de julho, durante o Fórum Latino-Americano promovido pela THE, que neste ano estava programado para acontecer em São Paulo, mas devido à pandemia aconteceu pela primeira vez virtualmente. O evento reuniu dirigentes de instituições de ensino superior de todos os 13 países para discutir a atuação das universidades na pandemia da covid-19 e os seus impactos para o futuro.

Fundado em 2004, o Times Higher Education (THE) é um dos mais conceituados rankings de universidades do mundo criado na Inglaterra a partir de uma iniciativa do jornal The Times que hoje tomou uma dimensão própria. O ranking está baseado em 13 indicadores de desempenho distintos que cobrem as áreas essenciais das universidades compreendidos em cinco grandes categorias: ambiente de ensino; volume, receita e reputação da pesquisa; citações; inserção internacional; e resultado na iniciativa privada.

Para a reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, o resultado reafirma a excelência acadêmica da UPF e mobiliza a Instituição para continuar qualificando o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação, a internacionalização e o compromisso social. Conforme a professora, esse reconhecimento internacional reitera o papel e o compromisso, enquanto Universidade, que contribui decisivamente para o crescimento econômico e o desenvolvimento social de cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. “Estar entre as universidades em destaque na América Latina por este ranking é motivo de orgulho não apenas para os estudantes, professores e funcionários da UPF, mas para toda a comunidade regional”, ressalta.

Como o ranking é feito?

Anualmente, o THE avalia mais 1800 universidades ao redor do mundo e conduz pesquisa de reputação com mais de 21 mil acadêmicos, listando as mil melhores colocadas todos os anos. Além disso, o ranking da THE analisa, todos os anos, mais de 77,4 milhões de citações em mais de 12,8 milhões de artigos científicos a partir do banco de dados Scopus da Elsevier (uma das maiores editoras científicas do mundo, parceira na elaboração do ranking) sempre em um período de cinco anos.

O ranking das universidades da América Latina é um dos rankings derivados que lista as principais universidades da região da América Latina e Caribe. O ranking está baseado nos mesmos 13 indicadores de desempenho que servem de base para o ranking mundial, mas os pesos dos indicadores são recalibrados para refletir as características das universidades latino-americanas.

Além de servir como um guia de referência mundial para estudantes, o ranking da THE também é utilizado na gestão das instituições para constituir seu planejamento estratégico e por entidades governamentais para monitorar suas políticas de educação

Confira o ranking completo acessando aqui.

Fonte: Rádio Uirapuru

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais