HC de Erechim comemora 84 anos de presença marcante na comunidade local e regional

Aniversário é nesta quinta-feira, dia 10 de maio

A história do Hospital de Caridade de Erechim confunde-se com a própria história de Erechim. Sua fundação, em 10 de maio de 1934, quando Erechim tinha apenas 16 anos, foi resultado de um sonho acalentado por homens e mulheres com um nobre objetivo: o de construir uma casa de saúde que atenderia toda a comunidade que pudesse ou não pagar pelo seu tratamento.

Após 12 anos de mobilização solidária, em 31 de maio de 1942, acontece a inauguração do prédio, que, hoje, já sofreu inúmeras ampliações. E foi neste hospital que nasceram milhares de erechinenses, famílias de diferentes gerações.

Nessa trajetória de 84 anos, reveladora do processo evolutivo da saúde do município, o Hospital de Caridade destaca-se por suas inovações. Possui um intenso ritmo de transformação, em que a qualidade dos seus serviços e atendimento ao paciente estão em primeiro lugar.

A Instituição investe, permanentemente, no aperfeiçoamento do seu corpo clínico e na qualificação da sua equipe multiprofissional. Essa preocupação, aliada ao profissionalismo no modelo de gestão administrativa, garante os meios necessários à consecução dos objetivos e da sua missão institucional.

Desde a sua fundação, nunca se afastou dos objetivos pelos quais foi criado: prestar serviços gratuitos à população em vulnerabilidade social. Isto se dá através da realização do tratamento de pacientes internados e de campanhas comunitárias, bem como através dos convênios com entidades beneficentes para atendimento hospitalar dos seus assistidos. Também é parceiro do Executivo Municipal, tendo um importante papel na saúde pública do município. O Hospital aplica mais de 20% da sua receita bruta em atendimentos gratuitos.

Planejando suas ações e sempre focado em uma visão de futuro e na constante implantação de modernos equipamentos, o Hospital de Caridade está plenamente estruturado para oferecer o que há de melhor em exames diagnósticos e tratamento no Norte do Rio Grande do Sul.

Entretanto, apenas a oferta de serviços de qualidade para todos que necessitam não satisfaz a equipe do HC: o seu maior diferencial é um serviço humanizado, no qual o relacionamento ultrapassa os limites físicos e atinge a alma, os sentimentos de todos.

O HC é, com certeza, um caso de amor e de compromisso de muitos, de todos aqueles que trabalharam e trabalham, se dedicaram e se dedicam e constroem, todo o dia, um pouco de sua história.

O HC representa, hoje, o resultado de muito trabalho, dedicação e permanente compromisso de muitas pessoas, de todos aqueles que, dia após dia, constroem suas memórias em sintonia com a história do Hospital de Caridade.

 

LINHA DO TEMPO

Uma história escrita com dedicação, carinho e solidariedade

 

1934

10 de maio

Realizada a reunião de criação do Hospital no salão de danças do Ypiranga Futebol Clube, liderada pelo presidente da diretoria provisória, João Carlos Schilling, chefe da Comissão de Terras.

 

1940

26 de maio

Realizada a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental do HC, com Missa Campal. Foram colocados na Pedra Fundamental os jornais do dia, uma cópia da ata e outros documentos.

 

1942

31 de maio

Inaugurado oficialmente o prédio Hospital de Caridade, com Missa Campal em frente ao edifício rezada pelo Padre Benjamin Busato.

 

1956

06 de julho

Aprovada a compra de um aparelho de Raio X e de um aparelho para anestesia gasosa.

 

1959

16 de abril

Recebimento dos aparelhos de Metabolismo Basal e de Eletrocardiógrafo, para serem instalados imediatamente.

 

1960

19 de janeiro

Efetuado empréstimo junto à Caixa Econômica Federal para a construção de moderna maternidade do HC.

 

1969

27 de dezembro

A partir da assembleia realizada nesta data, foram iniciadas instalações da salas de preparação das parturientes, sala de Recuperação da Maternidade e da sala de assepsia de médicos, enfermeiros e pacientes.

 

1977

26 de fevereiro

Aprovada a execução de projeto para construção de um novo Pavilhão, com capacidade para 130 leitos, além da reforma da lavandeira e da cozinha.

 

1989

Iniciados, na Instituição, os investimentos em informática, nos serviços de contabilidade, estoque, sistema de faturamento ambulatorial e AIHS, estatística e folha de pagamento.

Adquiridos os primeiros computadores.

 

1991

Julho

HC comprou tomógrafo e mamógrafo – O tomógrafo computadorizado adquirido junto  General Eletric virá importado da GE, dos Estados Unidos. Já o Mamógrafo, modelo Senographe, adquirido igualmente junto a GE, virá importado da GE Francesa.

Em construção o Pronto Socorro, com entrada pela Rua São Paulo. Também estão em fase de conclusão, nesse período, as obras de construção do Centro de Tratamento Intensivo (CTI).

 

1992

Maio

Inauguração do primeiro tomógrafo.

 

1994

Realizadas, a partir de então, Cirurgias Videolaparoscópicas.

 

1996

Dezembro

Inaugurado o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Caridade.

 

1997

Janeiro

HC  descredencia-se do SUS.

 

1998

29 e 30 maio

Realizada a 1ª Reunião para a elaboração do 1º Planejamento Estratégico do HC.

 

2000

11 de junho

Reestruturação do Serviço de Imagem do HC. Firmada parceria com a equipe de radiolo­gia da Clínica Kozma de Passo Fundo no Centro de Diag­nóstico por Imagem.

 

2001

8 de outubro

Inaugurada a Brinquedoteca, localizada na Clínica Pediátrica, em comemoração ao Dia da Criança.

 

2004

Janeiro

Inaugurado o Centro Clínico do HC, com 72 salas para profissionais da área da saúde.

Inaugurado novo serviço: o Check Up HC, importante ferramenta da medicina preventiva.

 

2005

15 de setembro

Inaugurada a HC Farma, localizada no térreo do Centro Clínico HC.

Realizadas com sucesso as duas primeiras cirurgias de obesidade mórbida do HC. Uma foi pelo modo tradicional – Cirurgia de Capello – e a outra foi a de Banda Gástrica, através de videolaparoscopia.

 

2007

4 de setembro

Inauguradas as novas instalações do Berçário, junto à Maternidade.

 

 

2008

Implantado o Programa 5S, visando a promover organização, limpeza e disciplina.

 

2011

Junho

Adquiridos equipamentos de alta tecnologia para o Centro de Diagnóstico por Imagem: Ultrassom Aplio MX, da Toshiba Medical do Brasil, e o Raio-X modelo XR6000 da GE.

 

2012

Fevereiro

Iniciado o funcionamento do equipamento de Ressonância Magnética.

 

2012

Dezembro

Entra em funcionamento o novo Tomógrafo de 128 canais, o Aquilion CXL da Toshiba.

 

2013

Março

Disponibilizado espaço diferenciado, personalizado e exclusivo para as mulheres realizarem seus exames de imagem: o Centro de Diagnóstico por Imagem Mulher.

 

2014

Maio

Manutenção e pintura de toda a fachada do HC para comemorar os 80 anos.

 

2017

Novembro

Inauguração da Medicina Fetal e Nova Maternidade.

 

2018

Abril

Inauguração das obras de ampliação do Laboratório de Análises Clínicas.

Comentários estão fechados.