Professora da UCS ministra Aula Inaugural de Medicina na URI

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

A medicina é ciência, mas também é humanismo e arte. A afirmação é da professora Maria Helena Itaqui Lopes, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), conferencista da Aula Inaugural do Curso de Medicina da URI Erechim. O evento aconteceu na noite de segunda-feira, 8, no Auditório da Universidade.

Para a professora, que assessorou a equipe responsável pela implantação do curso na URI, “a formação médica é feita, sim, de muito conhecimento, mas não devemos esquecer nunca do afeto, da ética e das habilidades individuais”.

Lembrou, ainda, de outras características do profissional da medicina. “A empatia médico/paciente é fundamental, pois devemos entender e compreender antes de tudo que estamos tratando da pessoa e depois da doença. Essa é a arte de ser médico”, afirmou.

Mas o médico precisa, igualmente, desenvolver alguns valores que são importantes para o bom exercício profissional, segundo a palestrante. “Devemos saber escutar, compreender, ter compaixão e respeito, sem esquecermos da justiça, da imparcialidade e da verdade”.

Todas essas características, concluiu a conferencista, aliadas às competências adquiridas através do conhecimento, fazem do médico um profissional completo na prevenção e na promoção da saúde das pessoas.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais