NOTA DE ESCLARECIMENTO: Para a CDL Erechim todo o comércio é essencial

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Estamos completando um ano desde que o novo Coronavírus teve o primeiro caso confirmado no Estado do Rio Grande do Sul.

No dia 12 de março de 2020 o Governo do RS editava o Decreto n° 55.115, que dispunha pela primeira vez sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo COVID-19 (novo Coronavírus) no âmbito do Estado.

Já no dia 19 de março de 2020, através do Decreto no 55.128, o Governo Estadual “Declara estado de calamidade pública em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo COVID-19 (novo Coronavírus), e dá outras providências”.

Como no dia 19 de março é feriado em Erechim (dia do Padroeiro São José), no dia 20 de março de 2020, a Prefeitura de Erechim editava o Decreto n.o 4.904 no qual declarava estado de calamidade pública em nosso Município, pelo período inicial de 15 (quinze) dias. Em seu artigo 3o vedava a abertura e funcionamento de quaisquer estabelecimentos comerciais e de serviços, a não ser os previstos pelo Art. 4o deste mesmo instrumento. Foram os primeiros quinze dias de uma história que completa um ano.

À CDL Erechim coube entender, orientar e liderar diversas ações. Foram campanhas educativas, de conscientização e prevenção, divulgadas amplamente na TV aberta e Web, rádios, jornais e nas mais diversas mídias digitais e grupos de transmissão. Desde mensagens de superação até uma campanha de incentivo às compras locais (o Compre Local foi para os meios de comunicação e se transformou num aplicativo de vendas online que está disponível a todos os associados).

E já foram dezenas as ações realizadas no sentido da prevenção e mitigação da contaminação do Covid-19, orientando os nossos associados a seguir os procedimentos preventivos em seus estabelecimentos, tanto no que se refere aos colaboradores, como aos clientes.

Na área do treinamento a CDL Capacitação (até então presencial) migrou para o virtual com palestras semanais no canal da TV CDL Erechim no YouTube.

Desde o início a CDL Erechim esteve presente junto ao poder público em muitos momentos decisivos e, quando chamado, se fez presente junto ao Comitê Covid-19 municipal. Também foi voz ativa na defesa dos interesses de seus associados, através de entrevistas nos mais diversos veículos de comunicação; em reuniões com os poderes executivo, legislativo e judiciário; e no constante esforço com o envio de cartas e ofícios ao Governo Municipal e Estadual.

Incansavelmente estamos lembrando a todos (em especial ao Governo Estadual) que o comércio não é o local onde acontece a disseminação da Covid-19.

O que está ao nosso alcance, dentro do possível, estamos fazendo. Campanhas promocionais foram adaptadas, valores foram disponibilizados para a divulgação de campanhas preventivas e para ações concretas como a compra de respiradores e EPI ́s para os nossos hospitais (em conjunto com outras entidades representativas, lideradas pelo CODER – Conselho de Desenvolvimento de Erechim).

Mas, um ano já se passou e, neste período, a atividade do setor do comércio varejista segue sendo o alvo principal de medidas injustas e desproporcionais, especialmente quando comparado a outros setores da economia. Inclusive o termo “não essencial” é amplamente discutível, pois, sim, todos somos essenciais! Somos uma das atividades principais em geração de renda, empregos e impostos. O comércio gera milhares de empregos diretos, sendo estas empresas majoritariamente pequenas e familiares, com capital de giro extremamente limitado e incapazes de sobreviver mais do que alguns dias na inatividade.

Somos e seguiremos sendo a favor da vida, porém contrários às medidas injustas e desproporcionais adotadas repetidamente contra o setor do comércio.

Estamos num momento em que vivemos duas pandemias: a da Covid-19 (que merece nosso respeito) e a da falência de muitos setores da nossa economia (que merece um socorro imediato). E a única forma de evitar que esta situação piore ainda mais, é compatibilizar os cuidados com a mitigação da propagação da Covid-19 e a manutenção da base econômica com a abertura efetiva das lojas.

A CDL Erechim tem a consciência da sua representatividade enquanto entidade legalmente constituída e manterá sua missão na defesa de toda a classe empresarial, de todos os colaboradores e da comunidade erechinense. Todos aqueles que buscarem na CDL terão nosso apoio incondicional na defesa dos seus direitos.

Seguiremos parceiros incondicionais da saúde pública, agindo estritamente dentro da Lei e respeitando os poderes constituídos.

Mas precisamos principalmente sermos parceiros da saúde financeira de nossos associados.

Para tanto, voltamos a afirmar: todo comércio é essencial.

Atenciosamente,
Rosangela Spiazzi Truylia Presidente da CDL Erechim

Get real time updates directly on you device, subscribe now.