Caminhada do abraço comemora cinco anos dos Amigos da Alegria em Erechim

Toda festa de aniversário é comemorada com bolo e parabéns;a dos Amigos da Alegria é com um grande abraço coletivo na comunidade de Erechim que tem recebido o grupo com carinho durante ações mensais junto aos pacientes com câncer e familiares. Neste sábado (10), a partir das 10h da manhã, os voluntários vão invadir as ruas do centro da cidade para, então, agradecer e distribuir o que têm de melhor através da I Caminhada do Abraço. A turma estará bem identificada vestida de palhaço e carregando faixas e balões. O trajeto parte da Av. 7 de Setembro, próximo ao Colégio Haidee Tedesco Reali, e segue até a Av. Maurício Cardoso.

O aniversário de 5 anos marca os primeiros passos dos Amigos da Alegria dados com a primeira ação realizada em 17 de janeiro de 2013 com a visita ao Centro Oncológico Santa Mônica e ao Centro de Apoio Oncológico Luciano (CAOL). Mas Ana Elise Santin Biason, eleita recentemente como vice-presidente, lembra que uma primeira intervenção foi feita através “de uma serenata motivacional no Consultório do Dr. Juliano Sartori”. De fato, o projeto estava sendo apresentado ao oncologista clínico, uma ideia encabeçada por uma das fundadoras dos Amigos da Alegria, Dulce Reato (in memoriam).

“Sempre ágil, otimista, determinada, auspiciosa, guerreira e inteligente”, descreve Ana, a Dulce a motivou a participar do grupoem 2012. “Conversávamos que eu iria me aposentar do Magistério, e ela deu uma risada, dizendo: ‘só da escola, pois já tenho uma grande tarefa para você’.  Foi quando a Dulce me contou de implantar o projeto dos Doutores da Alegria de São Paulo aqui em Erechim e, de imediato, repassou várias bibliografias para ler e para me inteirar sobre a nova missão”, conta Ana. Com o ingresso de novos voluntários para somar em força, habilidade e criatividade foram sendo realizadas reuniões para definir a caracterização e o nome do grupo que, no início, era “Anjos da Alegria”.

Além das ações mensais, os voluntários têm participado de cursos de aperfeiçoamento para trabalhar nos hospitais, o grupo firmou parceria com o Super Patas, promoveu o Marmitex beneficente para angariar fundos e elaborou o Estatuto da associação, que está em processo de finalização para ser aprovado. “Estamos celebrando 5 anos de existência, período em que recebemos e distribuímos muitos abraços, sorrisos, cantamos e confraternizamos, acolhemos e fomos acolhidos. Não somente nos locais em que atuamos, mas entre os integrantes da nossa grande família que ensina, a cada ação, sobre amor, generosidade, tolerância, aceitação e humildade”, resumiu Rosangela Cornelio. “Os Amigos da Alegria trazem um encantamento muito grande, trazem a esperança, o canto, esse nariz de palhaço, uma vontade de viver mais e mais feliz. Sejam muito felizes e tragam felicidade pra nós!”, motivou ainda o obstetra Antônio Gabriel Teixeira que sempre acompanha o trabalho do grupo no Hospital Santa Terezinha.

Eleita nova diretoria para biênio 2018/2019

As atividades do grupo seguiram intensas durante a última semana. Na quarta-feira (7), os Amigos da Alegria fizeram sua tradicional visita mensal a hospitais, clínicas e entidades de Erechim. No início da semana também foram entregues as doações arrecadadas pelos voluntários em prol da Associação Beneficente Lar da Criança, entre roupas, material de higiene e limpeza.

Já no último sábado (3), em assembleia, foi realizada a eleição da nova diretoria para o biênio 2018/2019: Rovilio Collet foi reeleito presidente e Ana Elise Santin Biason, vice-presidente, representantes imbuídos em conduzir o grupo para continuar levando a cultura do sorriso, da espiritualidade e da arte do palhaço aos doentes, bem como aos seus cuidadores e familiares. “A nossa grande missão é tentar fazer do sofrimento e da dor do nosso semelhante uma alegria.Nós somos os mensageiros da alegria, simples instrumentos de doação. Então, nesses 5 anos de atividades, procuramos fazer com que aqueles que chegam até nós sintam e percebam algo diferente que é humano e divino”, declarou o presidente Rovilio Collet.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais