09 de dezembro, dia internacional contra a corrupção
A data foi designada entre 140 países durante Assembleia Geral das Nações Unidas, tem o objetivo de promover e fortalecer medidas de combate à corrupção, seguindo princípios como integridade e transparência.
Além de ter impactos negativos em todos os aspectos da sociedade e estar profundamente associada ao agravamento da pobreza, saúde e educação deficitária, a corrupção compromete o desenvolvimento social e econômico e mina as instituições democráticas e o Estado de direito. Além disso, facilita o uso ilícito de recursos e financia conflitos.
Mas a prática de pequenos atos, promovida por qualquer cidadão, visando levar vantagem, normalmente sobrepondo o interesse individual sobre o coletivo, rompendo as regras sociais vigentes ou utilizando a malandragem para esquivar-se suas obrigações também são atos de corrupção.
O primeiro passo para a construção de uma sociedade menos corrupta e mais justa é priorizar o interesse da coletividade em relação aos benefícios pessoais. Mas em uma sociedade em que o vale-tudo individualismo é cada vez mais forte, fica mais fácil culpar os políticos por todos os males do país.