Inaugurada fase 2 da Casa de Cultura de Três Arroios

 

A noite fria de sexta-feira, 05 de julho, foi marcada pela inauguração da Casa de Cultura de Três Arroios, Fase 2. A solenidade realizada no auditório contou com a presença de autoridades, empresários, munícipes e visitantes. O nome da Casa de Cultura é uma homenagem ao ex-prefeito, Valmor Salvi.

Durante a cerimônia, o prefeito Lirio Zarichta e o vice-prefeito, Luiz Pertuzzatti, entregaram uma lembrança aos patrocinadores como forma de homenagem, a Cavaletti s/a – Cadeiras Profissionais; Grupo Vachileski Pneus e Recapagens e Olfar Alimento e Energia.

Também aconteceu o lançamento do Concurso para criação do símbolo de Três Arroios. Este concurso tem como principal objetivo resgatar e fortificar a identidade histórico-cultural do município, através de uma imagem que represente a principal característica de Três Arroios.

O momento especial marcou a entrega do Museu. O acervo exposto foi coletado com base na pesquisa temática para a exposição e passou por tratamento técnico para sua conservação. Uma nova abordagem para a trajetória histórica e cultural do município é apresentada na exposição, promovendo uma “reescrita da história” por meio de temas relevantes e de buscando valorizar a memória coletiva, evidenciando principais pontos para compreender o município.

A história da Casa de Cultura teve início no ano de 2013, quando a Mitra Diocesana de Erechim – Paróquia Santa Isabel da Hungria assinou um termo de Comodato com o Município de Três Arroios onde o mesmo assumiu, durante o período de 20 anos, a responsabilidade de transformar e manter o prédio, em um Espaço de promoção de Atividades Culturais para a comunidade local e regional.

A partir de então, a Prefeitura Municipal apresentou um projeto de restauro, que foi aprovado e financiado pela Secretaria da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura do Estado do RS – Pró-Cultura RS.

A obra de transformação física (Retrofit) da Casa Paroquial, em Casa de Cultura,  desenvolveu-se de 2013 a 2016 – entre elaboração do projeto e restauro, tendo sido inaugurada em 09 de dezembro de 2016.

Desde então tem se tornado um espaço de referência para a região, atraindo eventos, artistas, visitantes e incentivando a arte em todas as suas formas.

A primeira etapa do projeto compreendeu o restauro da edificação com a infraestrutura elétrica de iluminação geral e hidráulica.

A fase 02, que foi inaugurada compreendeu a aquisição do mobiliário e equipamentos para as salas e espaços.

A Prefeitura Municipal também contratou uma empresa especializada para a implantação do Museu. Esta empresa realizou pesquisa para busca do acervo e sua contextualização com a história do Município.

A Casa de Cultura de Três Arroios é um local onde a arte, a música, a dança, o teatro, a culinária, os costumes e hábitos da região poderão se manifestar concentrados em um único espaço, restaurado e pensado cuidadosamente para esta finalidade.

 Realização: PREFEITURA DE TRÊS ARROIOS

Apoio: Paróquia Santa Isabel da Hungria

Patrocínio: Cavaletti Cadeiras Profissionais, Grupo Vachileski e Olfar Alimento e Energia

Financiamento Pró-Cultura RS – Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul

 

Comentários estão fechados.