Inaugurada fase 2 da Casa de Cultura de Três Arroios

 

A noite fria de sexta-feira, 05 de julho, foi marcada pela inauguração da Casa de Cultura de Três Arroios, Fase 2. A solenidade realizada no auditório contou com a presença de autoridades, empresários, munícipes e visitantes. O nome da Casa de Cultura é uma homenagem ao ex-prefeito, Valmor Salvi.

Durante a cerimônia, o prefeito Lirio Zarichta e o vice-prefeito, Luiz Pertuzzatti, entregaram uma lembrança aos patrocinadores como forma de homenagem, a Cavaletti s/a – Cadeiras Profissionais; Grupo Vachileski Pneus e Recapagens e Olfar Alimento e Energia.

Também aconteceu o lançamento do Concurso para criação do símbolo de Três Arroios. Este concurso tem como principal objetivo resgatar e fortificar a identidade histórico-cultural do município, através de uma imagem que represente a principal característica de Três Arroios.

O momento especial marcou a entrega do Museu. O acervo exposto foi coletado com base na pesquisa temática para a exposição e passou por tratamento técnico para sua conservação. Uma nova abordagem para a trajetória histórica e cultural do município é apresentada na exposição, promovendo uma “reescrita da história” por meio de temas relevantes e de buscando valorizar a memória coletiva, evidenciando principais pontos para compreender o município.

A história da Casa de Cultura teve início no ano de 2013, quando a Mitra Diocesana de Erechim – Paróquia Santa Isabel da Hungria assinou um termo de Comodato com o Município de Três Arroios onde o mesmo assumiu, durante o período de 20 anos, a responsabilidade de transformar e manter o prédio, em um Espaço de promoção de Atividades Culturais para a comunidade local e regional.

A partir de então, a Prefeitura Municipal apresentou um projeto de restauro, que foi aprovado e financiado pela Secretaria da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura do Estado do RS – Pró-Cultura RS.

A obra de transformação física (Retrofit) da Casa Paroquial, em Casa de Cultura,  desenvolveu-se de 2013 a 2016 – entre elaboração do projeto e restauro, tendo sido inaugurada em 09 de dezembro de 2016.

Desde então tem se tornado um espaço de referência para a região, atraindo eventos, artistas, visitantes e incentivando a arte em todas as suas formas.

A primeira etapa do projeto compreendeu o restauro da edificação com a infraestrutura elétrica de iluminação geral e hidráulica.

A fase 02, que foi inaugurada compreendeu a aquisição do mobiliário e equipamentos para as salas e espaços.

A Prefeitura Municipal também contratou uma empresa especializada para a implantação do Museu. Esta empresa realizou pesquisa para busca do acervo e sua contextualização com a história do Município.

A Casa de Cultura de Três Arroios é um local onde a arte, a música, a dança, o teatro, a culinária, os costumes e hábitos da região poderão se manifestar concentrados em um único espaço, restaurado e pensado cuidadosamente para esta finalidade.

 Realização: PREFEITURA DE TRÊS ARROIOS

Apoio: Paróquia Santa Isabel da Hungria

Patrocínio: Cavaletti Cadeiras Profissionais, Grupo Vachileski e Olfar Alimento e Energia

Financiamento Pró-Cultura RS – Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais