Cooperativas e entidades celebram Dia Internacional do Cooperativismo em Erechim

Cooperação, solidariedade, interação, união, diversão, cultura e serviços de saúde marcaram a importância do Dia Internacional do Cooperativismo celebrado no sábado (06/07) no Dia C de Cooperar, em Erechim, no Santuário Nossa Senhora de Fátima. As comemorações envolveram cooperativas de diversos ramos de atividades e entidades parceiras. O evento foi aberto pelo representante do Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, Júlio César Brancher, que ressaltou a importância e relevância do cooperativismo para a região, bem como as ações promovidas pelo Núcleo. O Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, promotor do evento, é integrado por mais de 20 cooperativas dos mais diversos ramos e conta com a participação de entidades parceiras, dentre elas a Emater/RS-Ascar.

O evento, que em Erechim está na sua quarta edição, promoveu mateada, distribuição e sorteio de brindes, intervenções teatrais, brinquedos, pinturas artísticas, oficinas, distribuição de pipocas e algodão-doce, disponibilização de erva-mate e água quente para o chimarrão, degustação de alimentos, serviços de saúde, como aferição da pressão e exame de glicose, entre outras atrações. Além disso, durante o evento foi realizado o Pedal do Cooperativismo e arrecadados agasalhos e alimentos. As cooperativas de forma conjunta doaram 2 mil quilos de laranja para o Programa do Mesa Brasil/Sesc.

A Emater/RS-Ascar participou do evento com a divulgação das ações de Extensão Rural juntamente com a equipe dos escritórios Regional e Municipal, do Centro de Treinamento (Cetre) e da Unidade de Cooperativismo de Erechim. As extensionistas Nádia da Rosa, Karen Marchetto e Melânia Tesser ministraram oficina de preparo de vinagre condimentado. Elas explicaram o uso das plantas e condimentos usados no vinagre. No final da oficina, foram distribuídas amostras do vinagre.

A Unidade de Cooperativismo, juntamente com o Núcleo de Cooperativismo de Erechim, evidenciou por meio de banners a linha do tempo, contendo a evolução do cooperativismo, em nível mundial, nacional, estadual e na região do Alto Uruguai gaúcho. Outra ação apresentada, foram as redes de cooperação efetivadas pelas cooperativas, como estratégia para otimizar a inserção em mercados.

O Dia Internacional do Cooperativismo (CoopsDay) é comemorado no mundo todo no primeiro sábado do mês de julho de cada ano. Neste ano, o tema escolhido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) para o 97º Dia Internacional do Cooperativismo foi ”Cooperativas por um Trabalho Digno”. As cooperativas ajudam a preservar o emprego e promovem o trabalho decente em todos os setores da economia. Segundo dados da ACI, em nível mundial, as cooperativas empregam mais de 279 milhões de pessoas, o que corresponde a cerca de 10% da população trabalhadora.

Segundo Dilva Maria Galina Loch, presidente do Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, o evento é importante para demonstrar a relevância das cooperativas para o desenvolvimento econômico e social do Alto Uruguai. “Ficamos muito contentes com o engajamento das cooperativas e entidades parceiras em prol das atividades realizadas no evento. Pretendemos continuar realizando as ações e eventos para discutir e promover o cooperativismo em nossa região”.

A Emater/RS/Ascar, por meio das Unidades de Cooperativismo, executa o Programa de Extensão Cooperativa da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). A Unidade de Erechim atende a 32 cooperativas agropecuárias da Agricultura Familiar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais