Prefeitura de Aratiba prepara educação 100% online

Famílias que não tem internet vão receber cabeamento gratuito e todas terão acesso subsidiado

Pelo período em que permanecer a crise causada pelo Covid-19, onde em função do distanciamento a ser respeitado e das demais normas sanitárias em vigor, em que se torna inviável a presença de alunos e professores em sala de aula, as aulas serão on line e ao vivo, permitindo a interação dos alunos com o professor e o registro das presenças, como é no sistema presencial. É o que prevê o Programa 100% digital, onde todos os alunos da rede municipal de ensino terão acesso a aulas virtuais, via Google Meet, em suas residências, garantindo o direito público subjetivo à educação.

O projeto está pronto e os professores já foram capacitados, mas pelo fato de que nem todos os estudantes terem acesso à internet, as aulas começarão em julho. Antes, será feita a instalação da internet para 39 famílias, 19 do interior do município e 20 da cidade, gratuitamente.  “Como o município tem o diferencial de ter levado a fibra ótica a todas as comunidades, através do Conecta Aratiba, a educação virtual é um plano viável”, explicou a secretaria de Educação Marisa Fagundes Rosa.

Além do cabeamento e instalação da internet, o município criou o Programa “auxílio digital”. A partir do comprovante de matricula na rede municipal e comprovante de pagamento da internet as famílias poderão receber um subsídio de até R$ 60,00 mensais.  A secretária de educação explica que existem famílias que tem dificuldade em pagar as taxas de internet, assim como, existem aquelas que têm condições de pagar uma internet de valor mais elevado, mas como a legislação preconiza a universalidade da educação e não se enquadra numa atividade de cunho social, todas as medidas implantadas devem alcançar 100% dos estudantes, independente da sua condição.

Uma equipe da Secretaria da Educação está entrando em contato com as famílias para explicar os dois programas e orientar sobre o cadastramento para receber o auxílio e a forma como as aulas serão transmitidas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais