Escola da URI incentiva contato de alunos com escritores através de cartas

         Encontrar formas para motivar os alunos a escrever é um dos desafios das aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio da Escola da URI. Por isso, a professora responsável pela disciplina, Viviane Forcelini Domingues, procura incentivar os alunos na busca da escrita criativa. E uma das ferramentas é motivá-los para que leiam livros e textos de escritores principalmente gaúchos.

        Destas leituras, surgiu a ideia de escrever cartas aos autores preferidos e renomados. Entre eles, Luiz Fernando Veríssimo, David Coimbra, Fabrício Carpinejar, Lya Luft, Matha Medeiros, entre outros.

        “O objetivo de uma atividade como essa é incentivar a escrita e mostrar um pouco da delícia que é receber uma carta – cada vez mais difícil”, analisa a professora Viviane. “E foi indescritível como os alunos se empenharam em escrever para alguém que poderia realmente responder”. E as respostas vieram de David Coimbra e Martha Medeiros, de forma muito gentil e elogiando o trabalho realizado.

        Martha Medeiros, por exemplo, escreveu: “Muito obrigada, mais uma vez, pelo estímulo aos alunos, não só para lerem meus textos, mas para se tornarem leitores de um modo geral, e assim se tornarem cidadãos mais conscientes e preparados”.

        Rafaela Dumke, filha da professora Letícia Dumke, da disciplina de Português e Literatura da Escola, escreveu uma carta e uma crônica pelo Dia das Mães à escritora Martha Medeiros.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais