Escola da URI incentiva contato de alunos com escritores através de cartas

         Encontrar formas para motivar os alunos a escrever é um dos desafios das aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio da Escola da URI. Por isso, a professora responsável pela disciplina, Viviane Forcelini Domingues, procura incentivar os alunos na busca da escrita criativa. E uma das ferramentas é motivá-los para que leiam livros e textos de escritores principalmente gaúchos.

        Destas leituras, surgiu a ideia de escrever cartas aos autores preferidos e renomados. Entre eles, Luiz Fernando Veríssimo, David Coimbra, Fabrício Carpinejar, Lya Luft, Matha Medeiros, entre outros.

        “O objetivo de uma atividade como essa é incentivar a escrita e mostrar um pouco da delícia que é receber uma carta – cada vez mais difícil”, analisa a professora Viviane. “E foi indescritível como os alunos se empenharam em escrever para alguém que poderia realmente responder”. E as respostas vieram de David Coimbra e Martha Medeiros, de forma muito gentil e elogiando o trabalho realizado.

        Martha Medeiros, por exemplo, escreveu: “Muito obrigada, mais uma vez, pelo estímulo aos alunos, não só para lerem meus textos, mas para se tornarem leitores de um modo geral, e assim se tornarem cidadãos mais conscientes e preparados”.

        Rafaela Dumke, filha da professora Letícia Dumke, da disciplina de Português e Literatura da Escola, escreveu uma carta e uma crônica pelo Dia das Mães à escritora Martha Medeiros.

Comentários estão fechados.