Escola da Juventude da Diocese de Erechim aborda natureza da liderança e formas de exercê-la

 

 

Cerca de 60 jovens de diversas paróquias da Diocese de Erexim participaram da primeira etapa da Escola Diocesana de Formação de Lideranças, FAÇA!, dias 04 e 05 deste mês, nas dependências do Seminário N. Sra. de Fátima, em Erechim, promovida pela Coordenação da Pastoral da Juventude.

Com assessoria de Luís Duarte, os participantes aprofundaram a pessoa do jovem e a descoberta e o exercício da liderança que cada pessoa carrega dentro de si. Pelas reflexões desenvolvidas, liderança não é simplesmente ocupar um cargo. Liderar é reconhecer que o grupo é importante como um todo; é ajudar os outros a desenvolverem seus dons, sua vocação. O exercício da liderança exige saber expor a própria opinião, escutando e aceitando a das outras pessoas, num processo de construção coletiva. Liderar é mediar situações e conflitos, sempre em vista do bom andamento dos processos construtivos na comunidade.

Às 18h20 do dia 04, sábado, o grupo participou da missa no Santuário, presidida pelo Pe. Valter Girelli.

No dia 05, domingo, os participantes definiram compromissos e ações a serem realizadas até a segunda etapa da Escola, nos dias 22 e 23 de junho, nas dependências da sede paroquial São Cristóvão em Erechim.

Para a liberada para a secretaria da Pastoral da Juventude, Rocheli Koraleski, a realização desta primeira etapa da Escola foi tempo de plantar sementes. Como a semente de mostarda, a menor de todas, quando cresce vira uma árvore que abriga pássaros, a juventude da Diocese de Erexim foi semeada em suas realidades. Agora, é necessário cuidar para que todas e todos germinem e se tornem grandes árvores, com muitos frutos nas comunidades, nos grupos de jovens e na sociedade! Dessa forma, os jovens irão plantando sementes em suas realidades, que ajudarão a colher a Civilização do Amor.

Comentários estão fechados.