Homenageados com a Medalha de Ouro Moacyr Álvaro em 2018

Dr. Claudio Silveira é um dos mais importantes pesquisadores de Toxoplasmose

O Dr Claudio Silveira, Diretor Clínico do Instituto Oftalmológico Dr.Silveira – Erechim – RS e – Pesquisador chefe do Centro de Referência de Toxoplasmose de Erechim – RS, é um dos mais importantes pesquisadores de Toxoplasmose.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui titulo de especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e titulo de Doutor em Medicina pela UNIFESP/EPM

Atuou como Presidente da Sociedade Brasileira da Comissão de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual – Gestão 2001/2002 e também é membro da Internacional Uveitis Study Group (IUSG) desde 2004. Autor e colaborador de vários livros, publicou vários trabalhos científicos na literatura nacional e internacional.

Na década 70, Dr Silveira inicia a observação de casos que levariam a uma importante descoberta: a toxoplasmose adquirida era a causa mais frequente de lesões oculares e não a forma congênita, como se pensava anteriormente. Essa descoberta modificou todos os conhecimentos sobre Toxoplasmose em todo o mundo. A partir de então, teve inicio importante parceria cientifica com o Departamento de Oftalmologia da UNIFESP/EPM.

Em 1987 este trabalho recebe o Prêmio CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), e em 1988 o trabalho é publicado no American Journal of Ophthalmology. A partir deste trabalho iniciou-se um período de estudos que transformam Erechim em um centro de pesquisas para o estudo da toxoplasmose. Em 1990 inicia um estudo patrocinado por entidades de pesquisas internacionais (Fogarty) em colaboração com instituições brasileiras (CNPq). Este estudo mostrou que a região de Erechim apresenta o maior índice de toxoplasmose ocular em todo o mundo.A importância atribuída ao estudo da região de Erechim levou a realização de três reuniões no NIH (Instituto Nacional de Saúde dos EUA) financiadas pelo mesmo Instituto. A partir de então, vários trabalhos foram publicados nas mais importantes revistas científicas do mundo como, Te New England Journal of Medicine, American Journal of Ophthalmology e Journal of American Medicine Association fizeram com que este grupo de pesquisadores tenha sido um dos mais citados na literatura mundial nos últimos anos.

Atualmente O Dr Claudio Silveira é referência no estudo e tratamento da Toxoplasmose. A experiência adquirida através destes anos transformou Erechim, em um centro de referência para o tratamento da Toxoplasmose.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais