Jovens do Curso de Empreendedorismo recebem certificados em solenidade festiva em Erechim

Um grupo de 24 jovens da 1ª Turma do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, promovido pela Emater/RS-Ascar, recebeu seus certificados nesta quinta-feira (06/12). A solenidade festiva aconteceu na CantinaTrentin, em Erechim, com a presença dos pais, familiares, amigos, autoridades, lideranças da região do Alto Uruguai e instrutores da capacitação. O ato foi marcado por emoção por parte dos jovens e familiares. A solenidade iniciou com apresentação do conteúdo dos seis módulos e fotos e relatos das visitas técnicas realizadas durante o curso, ministrado no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre). A cerimônia também foi marcada por homenagem aos pais.

Após a entrega de certificados, houve pronunciamento das lideranças, que parabenizaram os jovens, seus pais e agradeceram à Emater/RS-Ascar, conveniada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e às entidades apoiadoras do curso, como Sicredi, Cresol, 15ª Coordenadoria de Educação, prefeituras, entre outras. O gerente Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, e o coordenador do Cetre, Jorge Silvano Silveira, parabenizaram os jovens, os familiares e agradeceram em nome da Emater/RS-Ascar a todos que contribuíram na realização do curso e oportunizaram aos jovens a qualificação, o conhecimento e o desafio da permanência no campo com sucessão familiar. Também agradeceram a dedicação da extensionista rural social de Juventude Rural, Clarice Böck, e do extensionista rural e coordenador dos Centros de Treinamento da Emater/RS-Ascar, José Enoir Daniel.

Os jovens Silvia Kanigoski e Guilherme Bohm falaram em nome da turma. Eles agradeceram aos pais, à Emater/RS-Ascar, a entidades apoiadoras e aos demais integrantes da turma, aos instrutores e a todos que colaboram nesse momento da vida deles. Também destacaram a importância do curso da vida pessoal e para os projetos que vão realizar em suas propriedades como empreendedores.

O casal Rudimar Riedi e Marli Bisol Riedi, pais da jovem Karin Riedi, falaram em nome dos pais. Também falaram o prefeito de Campinas do Sul, Neri Montepó, em nome da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), o coordenador regional da Seapdr, Cesar Luis Albertoni, a titular da 15ª Coordenadoria Regional da Educação, Juliane Bonez, o secretário adjunto da Agricultura de Erechim, Anderson Soliman, no ato representando o prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, o vice-presidente do Sicredi UniEstados, Luis Caramori, o diretor executivo da Cresol, Marcelo Andreolla, e a vereadora Sandra Picoli. Todas as lideranças parabenizaram os jovens, a Emater/RS-Ascar e reafirmaram as parcerias para dar seguimento ao curso.

CURSO

Na conclusão do curso, na quarta-feira (04/12), os jovens apresentaram os projetos produtivos nas áreas escolhidas que devem ser executados nas propriedades com o assessoramento da Emater/RS-Ascar. Entre as áreas estão ovinocultura, apicultura, cooperativismo, associativismo, agroindústria, avicultura colonial e corte.

O curso, com 180m horas/aulas, iniciou no dia 16 abril deste ano com a participação de jovens de sete municípios da região do Alto Uruguai, sendo esta a primeira edição deste curso ministrado no Cetre, com a participação de jovens de Erechim, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Viadutos, Mariano Moro e Severiano de Almeida. O curso foi desenvolvido em seis módulos, com duração de três dias cada.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais