Arco-íris em volta do sol chama atenção em Erechim

Fenômeno ótico formou um anel com cores do arco-íris ao redor do sol no início da tarde desta terça-feira, 07 de novembro em Erechim, e chamou atenção de quem conseguiu presenciar a imagem.

Segundo já divulgado anteriormente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno é conhecido como halo e acontece quando o reflexo do sol encontra cristais de gelo dentro das nuvens.

Ainda conforme o Inmet, cristais de gelo são comuns nas nuvens mais finas e transparentes e o fenômeno não é tão incomum.

No final da tarde do dia 21 de março deste ano, a Capital da Amizade já havia presenciado fenômeno semelhante. Na data, a cidade acabou iluminada por três sóis e diversos arco-íris. De acordo com sites especializados, na época ocorreu um parélio, fenômeno ótico atmosférico associado à reflexão e refração da luz solar por pequenos cristais de gelo provenientes de nuvens do tipo cirrus ou cirrostratus. Como no momento do fenômeno, o sol estava na linha do horizonte, formaram-se na ilusão de ótica, dois parélios, um em cada lado do sol.

Já a formação dos múltiplos arco-íris pode ter se originado devido aos raios solares estarem passando por nuvens altas, carregadas de cristais de gelo.

 

Por Alan Dias / JBV Online

Em março deste ano, fenômeno conhecido como parélio deixou a cidade com três sóis

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais