Dia de Campo Socioassistencial envolve 11 municípios do Alto Uruguai

Floriano Peixoto sediou o Dia de Campo Microrregional Socioassistencial com famílias de 11 municípios da região do Alto Uruguai, realizado na quinta-feira (03/10), na comunidade Anita Garibaldi. O evento reuniu mais de 350 pessoas de famílias assistidas nos planos socioassistenciais dos municípios. A atividade visou contribuir para a produção de alimentos saudáveis para o mercado e para autoconsumo, aliando a preservação da biodiversidade ambiental e alimentar a fim de melhorar a qualidade de vida e a inclusão social e produtiva das famílias. Neste sentido, foram realizadas oficinas com orientações sobre a confecção de almofadas terapêuticas, criação de abelhas sem ferrão, políticas públicas para o meio rural e horto medicinal e suas metodologias.

As extensionistas rural social Nádia da Rosa e Karen Marchetto orientaram como produzir a almofada terapêutica, as plantas usadas, encontradas ou produzidas na própria propriedade, bem como seus efeitos terapêuticos para a saúde e como usá-la. “Não devemos misturar mais do que três espécies de plantas na confecção da almofada”, destacou Karen, ao observar que a almofada pode ser utilizada em temperatura ambiente, aquecida ou gelada.

Em outra oficina, o produtor Evando Cantelle, acompanhado do extensionista da Emater/RS-Ascar, Julio Cesar Bernardi, orientou sobre a criação e manejo da abelha sem ferrão, principalmente das espécies Jataí e Mirins. Ele explicou como preparar iscas para capturas de abelhas, as características e comportamento de cada uma delas, o tamanho e o material adequados na fabricação das caixas. “Esta é uma atividade bem rentável”, garantiu.

Em outra estação, o tema abordado foi politicas pública para o meio rural, repassado pelo engenheiro agrônomo e extensionista rural da Emater/RS-Ascar Oberdan Scolari, pela psicóloga Aline Bonez e pela assistente social Tatiane Ueker, ambas do Centro de Referência a Saúde (Cras) de Floriano Peixoto. Eles explicaram as formas de acesso às políticas públicas voltadas à Previdência Social, saúde, agricultura, educação, assistência social. Com uso de uma maquete com uma família destacaram o papel, a proteção e bem-estar da família, bem com direitos e deveres.

Junto ao horto medicinal, instalado no pátio da Escola Municipal Anita Garibali, foram repassadas orientações sobre uso das plantas medicinais, horários indicados para os órgãos correspondentes, o princípio ativo das plantas. A extensionista Rosangela Montepó explicou as metodologias que foram construídos: aspiral, corpo humano e boneco, que devem ser construídos em locais adequados. Rosangela observou que a Vigilância Sanitária recomenda o uso de 66 plantas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nas dependências

da escola, também foram comercializadas mudas de plantas produzidas pelas produtoras de Floriano Peixoto.

O dia de campo é uma das ações socioassistencias desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar com famílias atendidas nos planos socioassistenciais nos municípios. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Floriano Peixoto e suas secretarias, com apoio do Sicredi, Cresol e Creral. Participaram famílias beneficiárias dos planos socioassistencias dos municípios de Campinas do Sul, Charrua, Cruzaltense, Erebango, Estação, Jacutinga, Getúlio Vargas, Quatro Irmãos, Sertão, Ipiranga do Sul e Floriano Peixoto. As famílias vieram acompanhadas dos extensionistas dos respectivos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar. Também acompanhou a programação a supervisora da microrregião, Fernanda Tacca Angonese.

Abertura – O evento foi aberto pelo prefeito Orlei Giaretta, pelo vice-prefeito, Odacir Malacarne, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Claudiomiro Levinski, e pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello. Também participaram a primeira-dama de Floriano Peixoto, Ivana Giaretta, o prefeito de Campinas do Sul, Neri Montepó, secretários municipais, assistentes sociais de vários municípios e gerências do Sicredi, Creral e Cresol. Tonello agradeceu às famílias, à Prefeitura de Floriano Peixoto, às parcerias e apoiadores e em nome da equipe do Escritório Municipal de Floriano Peixoto, integrada pelos extensionistas Ediane Scoloski, Julio Cesar Bernardi e Osmar Vitali, agradeceu a todos os extensionistas dos 11 municípios participantes.

A programação também contou a apresentação dos alunos da Escola Anita Garibaldi, da Banda Municipal de Floriano Peixoto e do grupo polonês do município.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais