Nutrição da URI realiza aula prática sobre influência cultural na alimentação

        A cultura alimentar interfere na identidade de um povo, pois as comidas regionais do Brasil possuem uma diversidade nos sabores, influenciadas por fatores ambientais e pela colonização. O hábito alimentar corresponde à adoção de um tipo de prática que está ligada diretamente aos costumes estabelecidos tradicionalmente, que acompanham gerações e que devem ser considerados fatores socioeconômicos e sociais.

        Em função disso, a turma de Nutrição 2019 da URI realizou foi desafiada a desenvolver uma atividade prática com esse objetivo. A iniciativa foi desenvolvida no Laboratório de Técnica Dietética no Centro de Práticas Profissionais (URICEPP), dentro da disciplina de Introdução à Nutrição, ministrada pela professora Roseana Baggio Spinelli.

        O objetivo foi o de verificar a influência da gastronomia indígena e africana na culinária brasileira e se as receitas pesquisadas e preparadas pelos acadêmicos ainda permanecem na nossa alimentação. Foram utilizados ingredientes como mandioca, peixe, milho, moranga, arroz e legumes.

        Os acadêmicos saborearam as preparações e comprovaram que as receitas pesquisadas e elaboradas como pamonha e quibebe, entre outras, continuam sendo apreciadas permanecendo em nossa cultura até hoje.

Comentários estão fechados.