Estudante do Técnico em Segurança do Barão estagia em usinas do consórcio ENGIE

Itá, Machadinho e Passo Fundo: estes serão destinos frequentes para Igor Augusto Spiller, estudante do Técnico em Segurança no Trabalho do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco (IABRB). Em comum, as três cidades têm o fato de abrigarem usinas, que fazem parte do consórcio da ENGIE Brasil Energia, maior geradora independente de energia do Brasil.

Para estagiar nas três usinas, o estudante passou por um processo de seleção. “Concluo o curso em julho, meu estágio terá duração de um ano. Como iniciei em abril deste ano, vai até abril do ano que vem”, explica Igor. O futuro técnico em Segurança do Trabalho, que está realizando seu primeiro estágio na área, avalia a oportunidade como um grande passo para a evolução profissional, “está sendo ótimo, pois eu não trabalhava na área então ficava difícil de entender certos assuntos em sala de aula. Mas agora com a prática está ficando tudo mais claro”, complementa. Além de vivenciar o ambiente de trabalho e colocar os conteúdos vistos em sala na prática, o estagiário também está tendo a oportunidade de aprender com profissionais de diversas áreas, que agora fazem parte de sua convivência diária.

A coordenadora dos cursos Técnicos do Barão, Clarice Ferrazzo, explica que o estágio do curso Técnico em Segurança do Trabalho, realizado em empresas, tem como objetivo inserir o estagiário na prática das Normas Regulamentadoras (NRs) estudadas na teoria, propiciar o ambiente empresarial e a rotina do técnico dentro da sua área de atuação, “para que quando for trabalhar como técnico já tenha vivenciado ações inerentes à sua vida profissional, dando-lhe segurança e demonstrando na prática a importância de ações preventivas para a preservação da saúde do trabalhador”, enfatiza.

Sobre as Usinas*

A Usina Hidrelétrica Passo Fundo, localizada no rio Passo Fundo, município de Entre Rios do Sul (RS), possui um reservatório de acumulação de 151 km2. Iniciou sua operação comercial em 1973 e sua concessão tem validade até 2028. A Usina possui duas unidades geradoras com turbinas tipo Francis, com 113 MW cada, totalizando 226 MW de capacidade instalada. Sua garantia física para comercialização é de 113,1 MW médios.

Em 2002, após ampla reforma do sistema de supervisão e controle, a Usina Hidrelétrica Passo Fundo passou a ser operada remotamente desde a sala de controle da Usina Hidrelétrica Itá. Entre 2013 e 2015, suas duas unidades geradoras foram totalmente modernizadas e a partir de 2017, a Usina passou a ser telecontrolada a partir do Centro de Operação da Geração (COG), localizado na sede da ENGIE, em Florianópolis (SC).

A Usina Hidrelétrica Machadinho fica localizada no rio Pelotas, no município de Piratuba (SC). Com um reservatório de acumulação de 79 Km², a Usina possui três unidades geradoras, com turbinas verticais tipo Francis de 380 MW cada, totalizando 1.140 MW de capacidade instalada, dos quais 403,88 MW pertencem à ENGIE.

A hidrelétrica entrou em operação em 2002, sendo que sua concessão tem validade até 2032 e pertence ao Consórcio Machadinho, no qual a ENGIE participa com 19,3% e conta com 165,3 MW médios da garantia física para comercialização.

Localizada no rio Uruguai, no município de Aratiba (RS), a Usina Hidrelétrica Itá entrou em operação em 2000. Possui 1.450 MW de capacidade instalada, em cinco unidades geradoras com turbinas verticais tipo Francis de 290 MW cada.

Em conformidade com o projeto, a implantação do reservatório a fio d’água de 141 km2 da hidrelétrica resultou na construção de uma nova cidade, a nova Itá, em Santa Catarina, atualmente um polo turístico para sua região, que manteve as tradições e arquitetura da que a antecedeu.

A concessão da Usina tem validade até 2030 e pertence ao Consórcio Itá, no qual a ENGIE participa majoritariamente com 77,7% da capacidade instalada e dispõe de 564,7 MW médios da garantia física para comercialização.

As três Usinas são certificadas segundo as normas de gestão ISO 9001 e 14001, da qualidade e do meio ambiente, e OHSAS 18001, da saúde e segurança no trabalho.

* Com informações site oficial da Engie

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais