Dia Mundial da Saúde: SUTRAF-AU ressalta papel do SUS em defesa da população

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

O Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai- SUTRAF-AU destaca neste Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, a importância e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) para o benefício da população.
De acordo com o coordenador geral do SUTRAF-AU, Douglas Cenci, neste ano devido ao panorama pandêmico da Covid-19 é necessário destacar ainda mais a importância e atuação do SUS. “ Nunca o SUS foi tão importante, nessa pandemia em que milhares de pessoas estão perdendo a vida, o cenário seria muito pior se não existisse um sistema de saúde gratuito para a população. Se hoje já enfrentamos problemas de vagas nos hospitais, imagine se só houvessem vagas para quem pudesse pagar, mais uma vez os trabalhadores e os mais pobres iriam sofrer”, comenta Cenci.
Segundo Cenci é importante neste dia destacar também o relevante papel dos profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente no combate a pandemia, lutando para salvar vidas.
SUS patrimônio da nação brasileira
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo o único que garante assistência integral e totalmente gratuita. O SUS é resultado da luta dos movimentos sociais e centrais sindicais sendo reconhecido em todo o mundo pelos avanços na em programas como de Estratégia de Saúde da Família (PSF), na Política Nacional de Imunização (PNI), na redução expressiva da mortalidade infantil, na Reforma Psiquiátrica, entre outros.
Contudo, mesmo com o diferencial do Sistema, a imagem da precariedade do SUS vem sendo disseminada nos últimos anos, sendo resultado de interesses privados e políticos aliado aos problemas enfrentados pela população que recorre ao SUS tendo experiências negativas.
A falta de conhecimento a respeito do programa e seus princípios, associada a experiências negativas levam muitas vezes ao não reconhecimento do trabalho dos SUS, porém para gestores, profissionais e entendidos no assunto, o SUS é um patrimônio da nação e deve ser defendido e valorizado.

Mobilizações
A CUT-RS e as centrais sindicais promovem diversas manifestações para marcar o Dia Mundial da Saúde. As mobilizações cobram dos governos vacinação para toda a população, quebra de patentes, emprego e auxílio emergencial de R$ 600, além de reforçar a luta pelo Fora Bolsonaro.
Assessoria de Comunicação 

SUTRAF- AU

Get real time updates directly on you device, subscribe now.